Notícias

200 anos da Independência

Editora Ática renova o formato de almanaque e relê a história do Brasil com olhar decolonial
Almanaque do Brasil nos tempos da Independência traz eventos importantes que ocorreram entre 1808 e 1822; o livro inclui a participação de mulheres, indígenas, negros, quilombolas e LGBTQIA+, frequentemente excluídos em versões tradicionais da História
  
São Paulo, abril de 2022 – O mais novo lançamento da Editora Ática, o Almanaque do Brasil nos tempos da Independência, escrito pelo doutor em História pela USP e Professor Titular Livre da UFRGS Jurandir Malerba, já está disponível para venda. Tendo em vista a comemoração do bicentenário da Independência do Brasil em 2022, o autor sentiu a necessidade de reunir em um só lugar todos os aspectos e personagens que participaram do evento histórico a partir da chegada da família real portuguesa, em 1808, trazendo para a narrativa grupos historicamente marginalizados, além de outras perspectivas sobre a história contada. Diferentemente dos livros tradicionais, que costumavam contar uma história feita por personagens coloniais, masculinos e europeus, este almanaque introduz a importante participação de mulheres, indígenas, pessoas negras e quilombolas e da comunidade LGBTQIA+, para mostrar que a trajetória brasileira é muito mais diversa do que os livros didáticos costumavam apresentar até então. Assim, o autor joga luz aos acontecimentos e sujeitos que caíram nas sombras do esquecimento, dando-lhes o devido reconhecimento na luta e no protagonismo históricos, servindo também de ferramenta contra a onda de fakehistory negacionista e revisionista hoje em ação. A produção adere a uma linha de pensamento decolonial, que algumas correntes da literatura brasileira vêm seguindo nos últimos anos.
Em um formato “enciclopédico” renovado, a obra inclui comentários situando os temas abordados, extratos de fontes de época e referências a autores clássicos. O livro é permeado de recursos gráficos, como tabelas, documentos escritos e visuais originais, para que o leitor seja apresentado a todo tipo de evento. Como uma fonte permanente de pesquisa para estudantes, o Almanaque do Brasil auxilia os jovens em idade escolar no desenvolvimento da argumentação e no enriquecimento do repertório cultural por meio de dados demográficos, econômicos, culturais, sociais e políticos da época.
“Que o leitor tenha oportunidade, a partir deste almanaque, de se aproximar desse tema complexo, plural, disputado, que é o Brasil dos tempos da Independência e, a partir dele, sentir-se tentado a aprofundar seu conhecimento utilizando fontes confiáveis para poder avaliar, com discernimento, quais narrativas sobre o passado são dignas de crédito e respeito”, almeja Jurandir Malerba. Dessa forma, o autor, que já publicou dezenas de livros e artigos acadêmicos no Brasil e no exterior, contribui mais uma vez para a reflexão e formação crítica dos estudantes brasileiros em relação aos meandros da dominação colonial, das culturas subalternas e das formas predatórias de ocupação do território nacional.