Segunda Feira, 24 de julho de 2017

Home / COLUNAS  / Editorial  / Comissão de Turismo, presidida pelo deputado Arantes, muda de nome

Comissão de Turismo, presidida pelo deputado Arantes, muda de nome

A nova Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa substitui a antiga Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo. A mudança é uma exigência do Regimento Interno da ALMG, que também sofreu algumas alterações.

Deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB), árduo defensor do turismo na ALMG

 Para o segmento do Turismo a notícia chega com boas perspectivas. Primeiro, porque o deputado Antô- nio Carlos Arantes (PSDB) continua como presidente da Comissão. Segundo, com alteração de nome e de fun- ção, todo investimento importante no Estado passa obrigatoriamente pela comissão, inclusive os que contemplarem o turismo direta ou indiretamente, como a ampliação e a modernização do aeroporto internacional de Confins, onde estão sendo investidos R$ 750 milhões este ano e que contou com o apoio da comissão presidida por Arantes para a liberação das licen- ças ambientais pendentes.

Além disso, o deputado é um dos parlamentares que mais prestigiam o setor, participando das reuniões do Conselho Estadual de Turismo, do Belo Horizonte Convention Bureau, da Fiemg, da ACMinas, CDL e outros órgãos formulando ações que valorizam o turismo mineiro, seja ele de eventos, gastronômico ou de negócios.

Em 2015, a antiga Comissão de Turismo realizou audiência pública na ALMG, a pedido de Antônio Carlos Arantes, para debater a crise hoteleira na capital e a falta de um centro de convenções à altura de Minas. A comissão visitou locais disponíveis, como a Serraria Souza Pinto, o Expominas de Belo Horizonte e o de Juiz de Fora, além do estádio do Mineirinho.

Segundo Arantes, a situação exige investimentos e planejamento de uso. “Locais como a Serraria Souza Pinto e o Expominas têm agendas cheias e não suportam a demanda. No entanto, o Expominas de Juiz de Fora, que tem uma estrutura incrível, com estacionamento para mais de mil e cem veículos, segue subutilizado, assim como estádio do Mineirinho, que está praticamente desativado. O estádio precisa de uma reforma urgente para voltar a receber grandes eventos”, explicou.

O deputado lembrou que foram anunciados dois projetos de construção de novos centros de convenções na cidade: um, da Prefeitura de Belo Horizonte, perto do Minas Shopping, e outro da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), na linha verde, em direção ao aeroporto de Confins.

Mudanças

O Regimento Interno destaca como competências da nova Comissão de Desenvolvimento Econômico a repercussão econômica das proposições; a política econômica, os planos e os programas estaduais, regionais e setoriais de desenvolvimento do Estado; as políticas de incentivo ao desenvolvimento econômico; as políticas industrial, comercial, de serviços e de turismo; o cooperativismo e o associativismo produtivo; a microempresa, a empresa de pequeno porte e o empreendedor individual; a atividade econômica estatal; a inovação e a tecnologia aplicadas ao desenvolvimento econômico, e as matérias ligadas às relações econômicas internacionais do Estado.

Para o deputado Antônio Carlos Arantes mais trabalho é sempre bem-vindo: “Ainda mais quando é para engrandecer Minas Gerais e promover o desenvolvimento social do nosso povo”, finalizou.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

POST A COMMENT

×