Sábado, 27 de maio de 2017

Home / COLUNAS  / Editorial  / Problemas gerais

Problemas gerais

Há cerca de 21 anos que o PIB desta nossa querida Minas Gerais exibe modesto crescimento, abaixo até mesmo da modestíssima média do desenvolvimento nacional.

Ou seja, o Brasil cresce pouco e pouco melhora – se é que melhora – e nós os pobres mineiros crescemos menos ainda e não melhoramos quase nada, se é que o fazemos.

Minas registra queda de 4,9 em seu produto interno bruto, contra 3,8 do recuo brasileiro no ano de 2015 segundo as mais recentes pesquisas.

E, como se tal não bastasse para gerar uma generalizada preocupação nos meios econômico, financeiro e por fim em todo o meio social, ainda nos assola a preocupação de piores dias no andante ano de 2016 na visão da maioria dos mais conceituados analistas de plantão.

Que veem e preveem novas e lastimáveis perdas para os combalidos e desfalcados bolsos da população, tanto pela falta de iniciativas capazes de produzir a geração de novos empregos, quanto pela inaceitável presença de uma renitente inflação.

Insistindo na percepção da existência de variadas crises, que se alongam da econômica à financeira e desta última à sociedade brasileira como um todo e atingindo, de forma cruel, toda a sua população.

As referidas análises, obviamente variadas e por vezes até mesmo contraditórias, incluem tanto os mais pessimistas, quanto os mais otimistas, numa rica e variadíssima aquarela de opiniões, sempre defendidas com farta argumentação.

Simplificando e sintetizando, podemos assegurar e garantir que questões e problemas de natureza econômica e financeira não se limitam, nem se restringem nem à nossa amada Minas Gerais, nem ao nosso continental Brasil, mas se estendem a diversas outras nações e incontáveis países.

Em suma, são problemas gerais. O que não nos consola, mas demonstra que não estamos sós em nossos possíveis erros e equívocos, falhas e deslizes. Falhas, que estamos certos e seguros de que, com o tempo, serão corrigidas e sanadas.

E que com duras medidas que, afortunadamente, já começam a ser adotadas na boa terra brasileira. Para o bem de todos os seus amados filhos, tais como nós.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

POST A COMMENT

×