Quinta Feira, 27 de abril de 2017

Home / COLUNAS  / Consulados & Turismo  / Dia da França

Dia da França

A Festa da França aconteceu durante todo o dia com comida típica e muita música

Com muita diversão para todas as idades, mais de dez mil pessoas estiverem presentes na Festa Nacional Francesa, ocorrida na praça José Mendes Junior, na Savassi. Anualmente, o Consulado da França em Belo Horizonte comemora, como todos os franceses espalhados pelo mundo, a Queda da Bastilha, importante evento histórico sucedido em Paris em 14 de julho de 1789.

Teve brincadeira de circo, contador de histórias, parquinho e oficinas para a criançada. Para os adultos, evento literário com lançamento de livros e sarau de música francesa. Barraquinhas decoradas em branco, azul e vermelho ofereceram gastronomia típica e vinhos franceses das importadoras Mon Caviste e Camporeale e chopes artesanais Wals para quem circulou pela feira e quem conseguiu lugar nas animadas mesas espalhadas pela praça. Entre os restaurantes, Ah! Bom, La Tour de Crêpes, Gourmandise e Rossigmol Patisserie, Duke ‘n’ Duke, Arte do Crepe, Grano Gastronomia e Chef Juliana Moronari.

A sequencia de shows, com palco armado na via lateral do Palácio da Liberdade, começou às 14 horas com o chorinho do Trio Bola Preta, seguido da Banda Baum e, já ao cair da tarde, com a praça lotada, Nabor e o Bando subiram ao palco. Após a execução do Hino de França, o DJ Paco Pigalle animou a festa com músicas francesas e sucessos internacionais.

O cônsul honorário Manoel Bernardes e sua esposa Vera e o staff da Aliança Francesa receberam os amigos e convidados até as 22 horas. Festão digno de nota! Durante a semana, a cidade entrou no clima francês com apresentações culturais do Festival Liberté em vários pontos da cidade. Houve palestra literária na Aliança Francesa a cargo de Guiomar de Grammont, apresentação da peça Mort et Vie Sévérine no Sesc Palladium e a mostra de filmes franceses e curtas brasileiros, que participaram do Festival de Cannes 2016, no Cine Santa Tereza. A mostra fotográfica do conhecido estúdio francês Harcourt encontra-se no CCBB aberta à visitação em comemoração aos 72 anos da Aliança Francesa.

O Festival Liberté foi promovido pelo Consulado Honorário da França em BH, pela Embaixada da França e pela Aliança Francesa, com produção da Cultura Criativa, do grupo GaD, Apoio da Fundação Municipal de Cultura, do MIS Cine Santa Tereza, do Circuito Cultural Banco do Brasil e patrocínio da Cervejaria Wals e do Governo do Estado através da Gasmig.

(Foto: Interface Comunicação Divulgação)

silvania@mgturismo.com.br

Bacharelanda em Jornalismo pela FUMEC, arquiteta, ex-presidente da ABIH-MG.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

POST A COMMENT

×