Segunda Feira, 24 de julho de 2017

Home / DESTAQUES DA EDIÇÃO IMPRESSA  / Queijo no Marajó

Queijo no Marajó

Tranquilidade nas praias do Marajó

A Rota Turística do Queijo do Marajó, desenvolvida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), nos municípios de Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari, além de promover o polo turístico Marajó, com o incremento do fluxo turístico, tendo como principal indutor o queijo da região, também visa agregar valor aos produtos agrícolas locais e beneficiar pequenos produtores rurais das comunidades envolvidas, a fim de gerar negócios, emprego e renda.

Oito queijarias devidamente cadastradas, registradas e certificadas, em ação conjunta executada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) estão aptas a emitir selo que atesta a qualidade do produto oferecido ao consumidor.

A Rota Turística do Queijo do Marajó pretende ser uma alternativa de renda aos produtores locais, uma vez que o fluxo de pessoas ao longo da rota dinamiza a economia e possibilita a valorização dos atrativos naturais, culturais e históricos da localidade. A comercialização dos insumos dos pratos típicos regionais fortalece a base produtiva da agricultura familiar, ou seja, das comunidades integradas direta ou indiretamente na atividade turística, uma vez que os agricultores locais, ao comercializarem sua produção, e a partir da demanda provocada pela gastronomia, ampliam os horizontes de seus negócios.

O crescimento do movimento Slow Food, por exemplo, e a adoção de um modo de vida mais saudável por parte da população, tem promovido o interesse na degustação de produtos originais e autênticos. As visitas turísticas guiadas sejam em restaurantes regionais, ou ainda em locais de produção, também são formas de escoar o que é produzido. Complementar à estratégia, os municípios do Marajó, com destaque para Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari, oferecem ao turista inúmeras manifestações culturais, rios, praias, igarapés e paisagens icônicas.

Foto: Rodolfo Oliveira – Agência Pará

nilton@mgturismo.com.br

Vice-presidente da ABRAJET-PA, apresentador da Rádio Clube 690 AM, presidente da Agência Notícias Gerais, diretor do Programa Panorama Amazônico (TV Grão Pará – Rede Gazeta).

Avalie esta notícia:
0 Comentário

POST A COMMENT

×