Sábado, 21 de outubro de 2017

Home / EDITORIAS  / Nacional  / Anderson Cooper constrói casa em Trancoso

Anderson Cooper constrói casa em Trancoso

Acostumado à cobrir conflitos, guerras e revoluções em zonas de crise internacionais, o jornalista americano Anderson Cooper, âncora do canal CNN, parece ter encontrado seu refúgio no mundo: Trancoso, na Bahia, foi o lugar escolhido por ele como seu endereço para momentos de descanso. Sua primeira visita ao vilarejo aconteceu há alguns anos quando ficou hospedado no UXUA Casa Hotel & Spa, um conglomerado de 11 casas cinco estrelas que celebram o estilo rústico, tradição e simplicidade do sul da Bahia. Criado por Wilbert Das, designer e amigo de Cooper, o hotel inspirou o projeto de sua casa de veraneio – também assinada por Das.

Filosofia de Trancoso
Anderson comprou um dos poucos lotes vazios no Quadrado, no coração de Trancoso, perto da histórica igreja da cidade e vislumbrou um projeto totalmente sustentável: nenhuma árvore foi cortada e quase todos os materiais utilizados são recuperados. Essa é uma forte filosofia no trabalho de Wilbert Das, que utiliza insumos como pedaços de pontes de madeira desativadas, caçambas de caminhão, antigos barcos de pesca, telhas e cerâmicas de casas demolidas para criar móveis e pisos do UXUA, premiado por seu design e respeito ao meio-ambiente.

“Ás vezes, quando estou em algum lugar distante do mundo, cercado por conflito e caos, eu fecho meus olhos e, se eu presto atenção no barulho da minha respiração, no bater no meu coração, começo a ouvir os sons de Trancoso: uma música quieta e distante ecoando pelo Quadrado em uma noite quente de verão”, declarou Cooper em seu artigo sobre o vilarejo baiano publicado na respeitada revista americana de turismo Travel+Leisure.

Peças feitas sob medida e integração com a natureza
Além dos materiais reutilizados, a casa revela outra importante faceta do trabalho de Wilbert Das: o designer trabalha apenas com artesãos locais para desenvolver peças que se integram com perfeição aos ambientes rústicos. Um bom exemplo é o trabalho feito nos banheiros da propriedade: as luminárias, pias, chuveiros e torneiras foram desenvolvidos a partir de materiais reciclados, cobre velho e troncos de árvores antigas.

Outro destaque é a piscina da propriedade; parcialmente coberta pela suíte máster com vista para a floresta tropical. As varandas e decks ao ar livre também são feitos com madeiras recuperadas. Algumas dessas madeiras são tão raras e antigas que foi difícil de cortá-las com as ferramentas manuais dos artesãos. Alguns desses materiais apresentam também colorações raras e incomuns, com tons de Borgonha e ferrugem que trazem personalidade para cada pedaço da residência.

Toques pessoais
As portas e janelas recuperadas são diferentes umas das outras, o que também contribui para o caráter único do projeto. Nas três suítes, essas janelas oferecem vista total para a natureza e ainda conseguem fornecer a privacidade necessária. A integração com o verde é tão grande que há até árvores que crescem dentro dos cômodos.

Para dar um toque ainda mais pessoal, Anderson Cooper levou para sua nova casa algumas antiguidades e objetos pessoais. Entre eles: mapas que coleciona de suas diversas viagens pelo mundo, móveis industriais, fotografia brasileira em preto-e-branco e até um oratório típico dos lares católicos locais que mostram símbolos de oração, velas e estátuas.

Além do UXUA Casa Hotel & Spa e da casa de Cooper, Wilbert Das desenvolve projetos residenciais em Trancoso especialmente para os apreciadores da história, cultura, natureza e tradição do sul da Bahia. O ex-diretor criativo da grife italiana Diesel se apaixonou pela cidade e abandonou seu antigo posto para se dedicar integralmente à Trancoso, onde está desde 2009.

Sugestão e foto enviados por: MktMix Assessoria de Comunicação

Crédito:Divulgação/UXUA

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

POST A COMMENT

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×