Quarta Feira, 26 de abril de 2017

Home / NOTÍCIAS  / Dados indicam que o setor hoteleiro encolheu em 2016

Dados indicam que o setor hoteleiro encolheu em 2016

Há 11 anos, entidade apura os números do mercado para os associados no informativo InFOHB

Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil confirmou a tendência de retração do mercado com a conclusão da mais recente pesquisa InFOHB. 235 hotéis de redes associadas, responsáveis por 36.446 unidades habitacionais (UHs), fizeram parte do levantamento.

Os dados apurados entre os meses de janeiro e dezembro de 2016, em comparação com o ano de 2015, mostram que a Taxa de Ocupação caiu em (-6,3%), assim como o RevPar, que apresentou queda de (-3,7%). Somente a Diária Média teve resultado positivo, fechando em alta de (2,7%).

“Apurar informações confiáveis sobre o desempenho do mercado é um trabalho importante realizado para os associados”, afirma Orlando de Souza, Diretor Executivo do FOHB. “A partir dos números, é possível afirmar que o setor hoteleiro encolheu em 2016, uma vez que a Taxa de Ocupação não alcançou as expectativas e o retorno financeiro também foi menor do que o esperado em todo país”.

Os dados 2016

A taxa de ocupação registrou variações negativas nas cinco regiões analisadas, sendo mais expressiva no Sudeste (-7,7%). A diária média apresentou resultados positivos em três das regiões, Sudeste (4,3%), Sul (1,6%) e Nordeste (0,8%), as demais apresentaram queda de cerca de (-2%). O RevPar também apresentou queda no desempenho em todas regiões, variando entre (-1,1%) no Sul e (-8,4%) no Centro Oeste.

No que se refere ao desempenho por categoria hoteleira, o segmento midscale demonstra oscilação negativa para os três índices. Já a categoria econômica apresentou aumento na diária média (2,2%), seguido de queda na taxa de ocupação (-7,1%) e RevPAR (-5%). A categoria upscale demonstra alta em dois indicadores: diária média (11%) e REvPAR (9,7%), já a taxa de ocupação teve leve queda de (-1,2%).

Conheça o FOHB

O FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil é uma entidade associativa sem fins lucrativos que reúne as mais importantes redes hoteleiras com atuação no país. Fundado em 2002, atualmente, representa 27 principais redes hoteleiras nacionais e internacionais que atuam no Brasil, totalizando 635 hotéis e 111 mil UHs (unidades habitacionais), presentes em 150 cidades, em 24 estados, e no Distrito Federal, gerando atualmente R$ 2,6 bilhões de impostos por ano e cerca de 182 mil empregos diretos e indiretos.

As três áreas de forte atuação da entidade são: Representação, atuando como porta-voz dos associados frente ao setor público; Desenvolvimento, contribuindo para a modernização dos processos do setor e promovendo a atividade no mercado; e Informação, reunindo dados relevantes por meio de pesquisas e estudos diversos.
www.fohb.com.br

Fonte: Cris Brito

Crédito: Lela Beltrão

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

POST A COMMENT

×