Sexta Feira, 22 de novembro de 2019

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Semana da Língua Alemã em Belo Horizonte

Semana da Língua Alemã em Belo Horizonte

Mais de 350 eventos culturais celebrarão no Brasil o idioma mais falado na Europa

Para divulgar a cultura alemã, aproximar o Brasil dos países que falam essa língua e incentivar o aprendizado do idioma mais falado na Europa, as embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça – em cooperação com seus consulados e parceiros culturais – realizam entre os dias 31 de março e 8 de abril a segunda edição da Semana da Língua Alemã. Serão mais de 350 eventos em todo o país, incluindo exibição de filmes, aulas demonstrativas de alemão, workshops, oficinas de teatro, atividades para crianças e apresentações musicais.

A abertura do evento em Belo Horizonte acontecerá no dia 1º de abril, às 11 horas, com o recital “As canções do Patíbulo”, que apresentará ao público a poesia fantástica do poeta alemão Christian Morgenstern em versões musicalizadas por Alexander Markus Eckert em alemão e português. O evento, gratuito, acontecerá na livraria Asa de Papel, Rua Piauí, 631, Santa Efigênia.

No dia 5 de abril, às 20 horas, o alemão Alexander Riedmüller apresentará gratuitamente a peça Imperfeito-Imperfekt (teatro de improvisação) em que criará espontaneamente personagens, histórias e canções, em parte sozinho, em parte junto com o público. Para isso, ele fará uso da sua voz, das ideias da audiência e de uma estação de loop. O evento será realizado na Cervejaria Uaimií, Rua Grão Mogol, 1176, Sion.

Alexander Riedmüller formou-se em rítmica e pedagogia musical e desde 2009 é ator do grupo de teatro de improvisação “artig” (www.artiges.org). Além da apresentação no dia 5, Riedmüller também irá ministrar uma série de oficinas de teatro de improvisação em BH para estudantes de alemão do Colégio Santo Antônio, do Cultura Alemã e da UFMG dentro do projeto “Aprender alemão atuando”.

Por que aprender alemão? – Um dos objetivos da Semana da Língua Alemã é despertar o interesse dos brasileiros por este que é o idioma mais falado na Europa.

O alemão é porta de acesso à cultura, tecnologia, ciência e inovação europeias, além de diferencial no mercado de trabalho. O idioma também é importante nas ciências. Saber alemão torna muitas obras literárias e filosóficas acessíveis – como Goethe, Schiller, Thomas Mann, Max Frisch, Immanuel Kant, Hegel ou Sigmund Freud.

A cada ano mais pessoas se interessam em aprender o alemão. Hoje, já são 135 mil brasileiros trilhando este caminho. Com a Semana da Língua Alemã, queremos mostrar que vale a pena e que é mais fácil do se imagina.

Fonte:  Janine Horta

Crédito: Banco de Imagem Pixabay

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

POST A COMMENT

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×