Terça Feira, 12 de novembro de 2019

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Pesquisa aponta que Belo Horizonte é o segundo destino mais visitado em Minas Gerais

Pesquisa aponta que Belo Horizonte é o segundo destino mais visitado em Minas Gerais

Tempo de permanência do turista é de 8,7 dias

Belo Horizonte é o segundo destino mais procurado pelos turistas que visitam Minas Gerais, ficando atrás somente do Circuito da Canastra, aponta a pesquisa “Demanda Turística”, encomendada pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG). As informações foram recolhidas entre os dias 16 a 29 de janeiro desse ano, com aplicação de 2.733 questionários em 39 municípios mineiros determinados de forma estratégica. A pesquisa prioriza ainda detectar as motivações, a satisfação e as expectativas de quem esteve em diversos destinos turísticos do Estado.

A capital mineira saiu do nono lugar em 2014 (última pesquisa realizada) para a segunda colocação. Entre os motivos apontados para essa mudança estão o sucesso do Carnaval de Belo Horizonte e a eleição pela Unesco do conjunto arquitetônico da Pampulha como Patrimônio Cultural da Humanidade.

A pesquisa aponta o perfil do turista que visita Belo Horizonte: a idade média é de 37 anos; 34% se hospeda em hotéis e pousadas; 51% são mulheres; 50% são solteiros; a permanência média do turista é de 8,7 dias; a motivação para a visita se divide entre 37,5% a lazer; 30% visita a amigos e parentes; e 15,7  negócios.

Mudança notada pela rede hoteleira. Giuliana Milani, gerente do Hilton Garden Inn, conta que, apesar da forte presença de turistas que visitam a cidade para fazer negócios, tem percebido um movimento de grupos que se hospedam para visitar cidades vizinhas. “São visitantes acima dos 40 anos que chegam em excursões e aproveitam a localização estratégica de BH para conhecer, além da capital, outros destinos históricos e voltados para o turismo ecológico”.

Localizado no bairro de Lourdes, área nobre da cidade, o Clarion Hotel também atrai esse novo perfil de visitantes. “Estamos bem próximos dos principais destinos turísticos da capital, assim como todo o equipamento cultural. A realização de shows internacionais na cidade também tem contribuído para atrair turistas do estado e de outras regiões”, explica Ana Júlia Vilela, gerente do Clarion Hotel.

Para o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, a pesquisa, que é realizada desde 2006, é essencial para traçar as estratégias de gestão e do setor de forma ampla.“O estudo fornece uma série histórica de grande importância para análises estatísticas, gerando dados concretos do turismo. Assim, conseguimos criar políticas eficazes para as atividades que envolvem o setor alcançando resultados positivos em demandas desenvolvidas pela nossa equipe”, diz o secretário.

Clarion Hotel Lourdes

Rua Bernardo Guimarães, 2032, Lourdes – Belo Horizonte

Fone: (31) 3055-0650

Hilton Garden Inn 

Avenida Prudente de Morais, 520, Cidade Jardim – Belo Horizonte

Fone: (31) 3298-2700

Sugestão e foto enviado por: ETC COMUNICAÇÃO

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

POST A COMMENT

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×