Quinta Feira, 23 de novembro de 2017

Home / DESTAQUES DA EDIÇÃO IMPRESSA  / Economia e bem comum marcam ciclo de almoço-palestras da ADCE em 2017

Economia e bem comum marcam ciclo de almoço-palestras da ADCE em 2017

O professor-pesquisador da área de Ética Teológica e Práxis Cristã na FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia), Élio Estanislau Gasda falou sobre ética nas organizações a partir de sua mais recente obra, Economia e bem comum – O cristianismo e uma ética da empresa no capitalismo. O jesuíta abordou a questão ética inerente à atividade empresarial e seu significado à luz do Cristianismo.

Suas reflexões são fruto de pesquisas acadêmicas sobre mundo do trabalho, Capitalismo e Doutrina Social da Igreja a partir de anotações oferecidas nos Encontros de Reflexão para Dirigentes de Empresa, organizados pela ADCE-MG, de cursos de extensão promovidos em parceria com a Faculdade Jesuíta (FAJE) e Centro Loyola de BH e de estudos com a ADCE-MG sobre Doutrina Social da Igreja, além da constatação do preocupante desgaste sofrido pelas empresas nos últimos anos, por meio dos consecutivos escândalos corporativos, exploração brutal de mão de obra, fraudes em licitações, desastres ambientais, sonegação fiscal, corrupção de políticos e magistrados de alta corte, etc.

Sua palestra foi organizada em três grandes partes: a primeira, Ética, economia, empresa, capitalismo; a segunda, Doutrina Social da Igreja; e a terceira, Espiritualidade. “A ética é uma ciência que estuda os valores, os princípios e a normatividade moral. É um saber prático que pergunta pelo comportamento humano. Portanto, a ética da empresa é muito concreta, não é um idealismo inalcançável”, afirmou.

Crédito: Wagner Belô Costa

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

POST A COMMENT

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×