Terça Feira, 30 de maio de 2017

Home / DESTAQUES  / Bonde de Portugal chega a Belo Horizonte para capacitação de agentes de viagem e exposição ao público

Bonde de Portugal chega a Belo Horizonte para capacitação de agentes de viagem e exposição ao público

O tradicional bonde lisboeta “Prazeres 28”, um dos ícones culturais e turísticos de Portugal e da cidade de Lisboa, estará em Belo Horizonte, entre os dias 19 e 23 de abril, em uma iniciativa conjunta entre o Turismo de Portugal e a TAP para promover o país mais ocidental da Europa como destino. Afinal, “Portugal é para se sentir”.

O clássico bondinho amarelo vai estar no BH Shopping, que fica na Rodovia BR 356, nº 3.049 – Bairro Belvedere.

Conhecido em várias cidades do país e referência em Lisboa, o bondinho realizará um verdadeiro passeio por um país moderno e diversificado, mas que mantém as suas raízes. Quem tomar assento estará embarcando em uma viagem histórico-cultural, gastronômica e de natureza de um país verdadeiramente autêntico e genuíno.

A experiência proporcionará um mergulho na vasta riqueza cultural, passando por cidades e localidades referenciadas como patrimônio cultural mundial pela Unesco, bem como conhecendo o que o país tem a oferecer em termos de arte, literatura e música.

A viagem segue pelas regiões vinícolas, já adentrando o universo gastronômico genuíno de Portugal, com os pratos mais sofisticados da culinária lusa, preparados por chefs conceituados no Velho Continente, e refinados vinhos e castas, que já são marcas registradas da terra de Camões em todo o planeta.

A valorização da natureza é outro ponto a ser visitado. Portugal oferece uma diversidade de lugares, como as belas praias, falésias, parques naturais, montanhas e vales únicos, mas também vários roteiros ligados ao surf, golf, bike e mesmo passeios de balão.

Mas o país também é festa, destacando-se os festivais de música de verão e a sempre agitada e cosmopolita vida urbana que faz de Portugal referência na Europa. As suas infraestruturas e serviços, aliados a polos de inovação e empreendedorismo, garantiram o Web Summit, o maior evento de tecnologia do mundo, neste e nos próximos dois anos.

O bondinho faz também uma viagem pelas ruas históricas e pontos importantes de Lisboa no clássico trajeto do “Prazeres 28”, mas vai além e faz conhecer outras localidades e elementos culturais: a decoração inclui referências à Biblioteca de Coimbra, à Casa da Música no Porto, à guitarra portuguesa e à visão de Lisboa sobre o Tejo, além de azulejos tipicamente lusos, sem esquecer dos bons vinhos.

Todo o percurso é feito na companhia do poeta Fernando Pessoa, que terá um replica da sua estátua num espaço espacialmente dedicado a quem quiser tirar uma foto.

Portugal, sem dúvida, tem muito a oferecer, e não à toa foi o país mais premiado no World Travel Awards, com 25 troféus. Dentre as principais premiações, o Turismo de Portugal foi eleito, pelo terceiro ano consecutivo, como Melhor Organismo Oficial de Turismo Europeu (Europe’s Leading Tourist Board). A região do Algarve também foi premiada na categoria melhor destino europeu de praia, além de Lisboa ter sido eleito o melhor destino de cruzeiros.

Programação variada

No dia 19, agentes de viagem participarão de uma ação de capacitação sobre Portugal, em uma viagem pelo país e pelas suas 7 regiões turísticas. Ao fim do treinamento, os participantes receberão um certificado timbrado atestando a aptidão para comercializar pacotes para o destino.

Já entre os dias 20 e 23, o bondinho estará aberto para o público, que poderá ter uma verdadeira experiência de Portugal, conhecer melhor a terra de Fernando Pessoa e acompanhar uma exposição. É uma viagem única.

Será a 7ª cidade visitada pelo bondinho em 2017. Antes, ele já esteve em Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Brasília (DF), Goiânia (GO) e Salvador (BA). No ano passado, andou por cidades como Porto Alegre (SP), Curitiba (PR), Londrina (PR) e Maringá (PR).

Turismo em evidência

Portugal está, definitivamente, no mapa dos brasileiros quando o assunto é turismo. Nos últimos anos, o país luso tem registrado uma crescente demanda de visitantes do Brasil, o que é comprovado por uma série de indicativos numéricos.

Atualmente, o Brasil é o sexto maior mercado de procura externa para Portugal. Para algumas regiões específicas, como o Norte e o Alentejo, o Brasil aparece na terceira colocação, além de estar entre os quatro países que mais visitam Lisboa e o Centro.

Em 2016, o número de brasileiros no país foi 624,5 mil, com 1,484 milhão de pernoites, o que significa um recorde histórico nas relações entre os dois países. Este crescimento está diretamente ligado ao esforço da TAP para estreitar relações com o Brasil e se tornar o principal elo de conexão entre os dois países. Atualmente, a companhia faz mais de 65 voos semanais para Lisboa ou Porto partindo de dez cidades brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Recentemente, a TAP lançou no Brasil seu mais novo programa, o Stopover, incentivando os passageiros de longo curso que viajam com a companhia, em trânsito por Lisboa ou Porto, a aproveitarem a passagem por Portugal para descobrir e visitar o país, podendo ficar até 3 dias numa destas cidades portuguesas e visitando dois lugares pelo preço de um. O benefício também foi estendido a quem tem como destino final os Açores, Madeira ou Algarve.

Este novo produto tem como objetivo captar cada vez mais visitantes internacionais para Portugal, estimando a TAP atingir 300 mil turistas por ano, com um potencial impacto de 150 milhões de euros para a economia nacional nos próximos três anos.

Fonte: Cunha Vaz Brasil – Public Relations

Crédito; Divulgação

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

POST A COMMENT

×