Sábado, 21 de outubro de 2017

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Brasil Junino recebe 15 mil pessoas em Lisboa

Brasil Junino recebe 15 mil pessoas em Lisboa

O Brasil Junino encerrou a sua passagem por Lisboa no domingo (16) com show emocionante de Elba Ramalho. Na plateia, mais de 2,5 mil portugueses dançaram e cantaram ao som de músicas do Nordeste brasileiro e deram um “até logo” à exposição que, durante dez dias, animou o cenário cultural e alegrou as ruas de Lisboa.

Além da mostra realizada no Pavilhão de Portugal, o público teve oportunidade de conhecer as principais festas juninas do Brasil com intervenções públicas, realizadas em pontos turísticos, parques e monumentos nacionais. O Largo Camões, a Praça do Comércio, o Rossio e a Fonte Luminosa foram transformados em palco para a apresentação de espetáculos de música, dança e teatro.

Segundo a Presidente do Instituto Brasileiro de Integração (Ibi), Edilane Oliveira, “mais de quinze mil pessoas visitaram a mostra, participaram nos shows e dançaram junto aos bailarinos, artistas e quadrilhas juninas brasileiras. Uma festa que, além de promover o turismo e a cultura brasileira, reforçou ainda mais os laços de amizade entre os dois países.”

De Lisboa, o Brasil Junino segue para Madrid, Roma e Londres. A inauguração da exposição em Madrid será na sexta-feira, dia 21 de maio, na Casa do Brasil, com cocktail para convidados e show aberto ao público às 20h.  O local é conhecido por ser um importante difusor  da cultura brasileira em Espanha, onde as festas juninas também são tradição.

À semelhança do que se passou em Lisboa os grupos juninos vão promover intervenções nas principais praças da capital espanhola. No dia 20 haverá Forró na Praça Mayor, da Praça  do Oriente até à Opera e da Praça Callao até aos Preciados. Também estão previstas intervenções nas Portas do Sol, Atocha, Parque do Retiro e Praça de Espanha .

Mais de 40 mil pessoas devem visitar a mostra itinerante em Lisboa, Madrid, Roma e Londres. A iniciativa de exportar uma das maiores festas populares do Brasil para a Europa é do Instituto Brasileiro de Integração – Cultura, Turismo e Cidadania (IBI), com o patrocínio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). A  curadoria é da produtora cultural Edilane Oliveira, responsável pelo Maior São João do Cerrado, realizado anualmente em Ceilândia.

O principal objetivo da exposição é promover o roteiro turístico das cidades onde são realizadas as maiores festas juninas brasileiras, promovendo simultaneamente uma viagem pela cultura do País e pelas belíssimas praias nordestinas, além do São João realizado na capital Brasília.

Fonte: Ranyelle Andrade

Crédito: Banco de Imagem Pixabay

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

POST A COMMENT

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×