Domingo, 20 de outubro de 2019

Home / NOTÍCIAS  / VISITFLANDERS promove palestra sobre Artes e Patrimônio Cultural em São Paulo

VISITFLANDERS promove palestra sobre Artes e Patrimônio Cultural em São Paulo

Evento gratuito será na Livraria Cultura do Market Place e terá apresentação de Lorenzo Merlino

No dia 24 de abril (segunda), na Livraria Cultura do shopping Market Place, o VISITFLANDERS, órgão oficial de turismo de Flandres – região norte da Bélgica –, oferecerá ao público geral uma palestra com o estilista e professor Lorenzo Merlino sobre as Artes em Flandres e os Mestres Flamengos. A apresentação, marcada para as 19h30, é gratuita e não requer inscrição prévia.

Na palestra “Flandres: Artes e Patrimônio Cultural”, Merlino centrará sua narrativa nos Mestres Flamengos, destacando a vida e o legado de vários artistas dos séculos 15, 16 e 17 radicados na região, especialmente Peter Paul Rubens, Pieter Bruegel, e os “flamengos primitivos”, como Jan van Eyck. Dos temas, os detalhes da restauração da “Adoração do Cordeiro Místico”, de Van Eyck, uma das mais importantes – e roubadas – obras da história da Arte e que está sendo restaurada e deve estar pronta até o final de 2019.

Por mais de 250 anos, do século 15 até o final do século 17, Flandres foi a nascente do melhor da arte na Europa Ocidental e a inspiração por trás de importantes movimentos artísticos da época, como o Renascimento e o Barroco. Os artistas, renomados por sua habilidade, criatividade e inovação técnica, transformaram a já rica e urbana Flandres em uma das regiões culturalmente mais sofisticadas do mundo, com resultados impressionantes, tanto na arte como na arquitetura.

Lorenzo Merlino foi convidado pelo VISITFLANDERS para ser o embaixador das artes de Flandres no Brasil e divulgar a cultura e a arte belgas no Brasil. Merlino esteve em julho do ano passado nas principais cidades de Flandres – Bruxelas, Bruges, Antuérpia e Ghent – a fim de mergulhar neste universo fascinante e conhecer os principais destinos da região.

Palestrante

Formado pela Faculdade Santa Marcelina, estudou também no Studio Berçot, a mais importante escola de moda francesa. Juntamente com outros estilistas fundou a Semana de Moda em abril de 1997. Merlino foi o primeiro estilista brasileiro a ser representado em Paris, em 1999. Conseguiu aparições nas revistas The Face, I-D, Tank, View on Colour, Jalouse, Libération, Elle, L’Officiel. Madonna e Natalie Imbruglia figuram entre as celebridades que adquiriram peças de sua coleção.

Em 2000 foi convidado por Tencel para fazer da Fashion Week oficial, representando o Brasil. Após breve retorno à Semana de Moda, foi convidado a integrar o São Paulo Fashion Week na edição verão 2003. De 2003 a 2005 foi representado em Nova Iorque no show-room Opening Ceremony, tendo entre suas clientes Kate Winslet, Kirsten Dunst e Maggie Gyllenhall. Em sua edição 09/2004 a revista americana Index destacou Lorenzo Merlino como um dos cinco principais jovens estilistas mundiais.

Desde 2006 ampliou sua marca com uma série de licenciamentos para diversas empresas como Diadora, Melissa, Grendene, Speedo, VR Menswear, Riachuelo. Em 2011 foi indicado ao XIV Prêmio Carlos Gomes como melhor figurino de ópera do Brasil. Paralelamente desenvolve uma carreira acadêmica, sendo Pós-Graduado em História da Arte e mestrando na mesma disciplina pela UNICAMP, e titular da cadeira de Projeto de Moda na FAAP, além de ministrar cursos em várias outras escolas no Brasil.

Local

Espaço de Eventos da Livraria Cultura – Shopping Market Place:

Av. Dr. Chucri Zaidan, 902 – Vila Cordeiro – São Paulo/SP

Horário / duração

19h30 / 90 minutos

Público

Estudantes e entusiastas das Artes, de História, Moda e Viagem

Fonte:  Flavia Perin – Interamerican

Crédito: Banco de Imagem Pixabay

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

POST A COMMENT

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×