Segunda Feira, 24 de setembro de 2018

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Seleção de atividades para comemorar a 15ª Semana de Museus pelo Brasil

Seleção de atividades para comemorar a 15ª Semana de Museus pelo Brasil

Está chegando a 15ª Semana de Museus, temporada cultural promovida pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nessa edição, mais de mil museus de todo o Brasil oferecem ao público atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais, entre os dias 15 e 21 de maio.

Confira a programação de alguns museus associados da Feambra. Algumas atividades se estendem por mais tempo após a 15ª. Semana:

O Museu Municipal de Fartura, em São Paulo, convida para a apresentação da Banda Municipal Atilio Cerri e dos com Poesias de Estudantes, no dia 15 de maio, às 9h30. De 16 a 18 de maio recebe visitas guiadas. No dia 18 de maio haverá concurso de redação entre estudantes do nível médio. No dia 20 de maio, exposição na Praça Tenente Casemiro, em frente ao museu, com trabalhos manuais, artísticos e shows musicais.

http://museudefartura.blogspot.com.br/

A Casa da Cultura Padre Antônio Mendes, em Paula Cândido, Minas Gerais, realiza de 15 a 19 de maio uma exposição com trabalhos de Arlindo Diorio, residente em Mariana. As obras trazem diversas técnicas, temas contemporâneos, religiosidade, etnicidade e sexualidade.

https://www.facebook.com/secculturaeturismopc/posts/808203189298924

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal em Belo Horizonte, Minas Gerais, preparou uma série de ações educativas com narrativas invisíveis, de 2 a 31 de maio, das 13 às 17 horas. Oficinas, dinâmicas e o Projeto Encenações abordarão as memórias silenciadas e as histórias não ditas pela museografia, tais como os saberes populares em contraposição à ciência.

 

De 18 de maio a 4 de junho, das 12 às 18 horas (terça a domingo), e das 12 às 22 horas (às quintas) apresenta a exposição “Arte e Loucura no Circuito Liberdade”, com fotografias em preto e branco de hospícios, propondo um novo lugar da loucura na sociedade brasileira.

A instalação audiovisual “Os loucos são como beija-flores: nunca pousam, ficam a dois metros do chão” conta com vídeos que dialogam com imagens e sons de portadores de sofrimento mental com referência da fala de Arthur Bispo do Rosário.

O grupo musical Trem Tan Tan, de Belo Horizonte, que traz no repertório clássicos do samba, composições próprias e uma animação contagiante, se apresentará no dia 18 de maio, às 19h30.

http://www.mmgerdau.org.br/

O Museu Afro Brasil chama o público para a leitura dramática da peça teatral “O Imperador Jones”, no dia 20 de maio, às 14 horas.

No dia 21 de maio, às 14 horas, o museu recebe o público para a visita temática “A epopeia afro-brasileira no palco: presença negra nas artes cênicas”.

http://www.museuafrobrasil.org.br/home

O Museu Eugênio Teixeira Leal / Memorial do Banco Econômico, em Salvador, Bahia, chama o público infantil para assistir ao filme “Uma noite no museu 3”, no dia 16 de maio, às 14 horas. Haverá uma roda de conversa com o tema “Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus”, em 18 de maio, às 14 horas. Será exibido o documentário “O grande museu”, no dia 19 de maio, às 14 horas. Todas as atividades têm acesso gratuito.

http://www.museuafrobrasil.org.br/

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, fará uma ação educativa com formação de professores sobre artistas locais que possuem obras no acervo do museu, apresentando técnicas e linguagens para o desenvolvimento de propostas didáticas, no dia 17 de maio, das 9 às 11 horas.

Até o dia 28 de maio, das 8h30 às 17h30, os visitantes conferem a exposição “Mudanças – Este é o Nosso Lugar”, do artista André Venzon, composta de poéticas relacionadas à paisagem urbana.

www.upf.br/mavrs

O Museu Histórico Regional de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, apresenta até 14 de agosto a exposição “40 anos de história: do MHC ao MHR”, para resgatar a trajetória do museu desde a abertura como museu histórico-cultural aos dias de hoje. A mostra faz parte da campanha “Venha fazer parte desta história” que comemora o aniversário do museu.

http://mhr.upf.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6&Itemid=2

A Casa Museu Érico Verissimo, de Cruz Alta, Rio Grande do Sul, está com a mostra “Memória fotográfica do genocídio dos povos indígenas da América do Norte: o contraste entre a lembrança e o esquecimento” em cartaz. São mais de 200 fotografias de indivíduos de diferentes nações indígenas dos Estados Unidos, México e Canadá, e uma série de elementos complementares sobre o tema, como textos históricos, gráficos e vídeos desse que foi considerado o maior extermínio de um povo na história do homem.

https://www.facebook.com/Museu-Erico-Ver%C3%ADssimo-Cruz-Alta-507588465974291/

Sugestão e foto enviado por: LB Comunica

 

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×