Terça Feira, 23 de julho de 2019

Home / NOTÍCIAS  / I Mostra de Cinema de Fama traz exibições gratuitas em bela e pacata cidade às margens do lago de Furnas

I Mostra de Cinema de Fama traz exibições gratuitas em bela e pacata cidade às margens do lago de Furnas

Festival que acontece entre os dias 26 e 28 de maio conta com oficina de atuação, homenagens e programação cultural no charmoso balneário de 2.500 habitantes; inscrições para mostra competitiva de curtas segue até 10 de maio

Acontece entre os dias 26 e 28 de maio a I Mostra de Cinema de Fama-MG. A pequena e pacata cidade sul-mineira será palco paraexibições gratuitas de filmes às margens do lago de Furnas, com mostra competitiva de curtas-metragens nacionais e projeção de curtas mineiros, além de três longas-metragens convidados. Dentre as atividades paralelas, visando formação e fomento da sétima arte e turismo no estado e região, está um curso de atuação com Anselmo Vasconcellos e uma homenagem ao dramaturgo e romancista de cinema e televisão Jovany Sales Rey, natural de Alfenas, cidade vizinha de Fama. A madrinha da primeira edição da mostra será a atriz gaúchaMalu Valle.

Durante os três dias de mostra serão exibidos 15 curtas-metragens em mostra competitiva – o edital de inscrição segue aberto até 10 de maio (mais informações no site do evento). Ao final, jurados escolhidos pela mostra premiarão os três primeiros colocados, além de troféu aos demais concorrentes. Com intuito de dar visibilidade à importante produção do estado, também serão exibidos oito curtas mineiros selecionados pela mostra. A cada dia o público poderá conferir um longa-metragem: “A Repartição do Tempo” (2016), do estreante Santiago Dellape e premiado no 49ª Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; exibido na última Mostra de Cinema de Tiradentes, “Sobre Mariposas e Borboletas” conta com atores do sul de Minas e sets na região em produção independente da Reticências Filmes, dirigido por Lucas Marques; e “Irmã Dulce” – produzido pela Migdal Filmes e dirigido por Vicente Amorim, o trabalho conta com a atriz Malu Valle no elenco.

De sexta (26) a domingo (28), na Casa do Artesão de Fama, ocorrerá o curso de atuação com Anselmo Vasconcellos, ator com 40 anos de carreira na TV e cinema, com dezenas de papéis marcantes em clássicos como “Eles não usam black-tie” (1981) e “Tempos de paz” (2009). Durante a mostra a expectativa é que a cidade de 2.500 habitantes respire o rico cinema nacional, com sua simpática praça e estabelecimentos iluminados à beira d’água promovendo interação entre público, produtores, cinéfilos e atores consagrados e jovens talentos com trabalhos em exibição, como a atriz Bianca Muller (“A Repartição do Tempo”) e Rodrigo Mikelino, ator e performer de Alfenas com destacados trabalhos nos palcos e produções do Rio de Janeiro e São Paulo. A I Mostra de Cinema de Fama terá como mestre de cerimônias o ator Igor Cotrim, rosto conhecido da TV brasileira e premiado em diferentes festivais por seu forte papel no cinema na pele de um travesti em “Elvis e Madonna” (2009).

Estamos com um desafio de trazer o cinema brasileiro para as telas de nossa região, e este é um dos motivos de estarmos realizando a I Mostra de Cinema de Fama, cidade turística rodeada pelo lago de Furnas que por si só já é uma cidade cinematográfica“, afirma Aryanne Ribeiro, da Gesto Produções, responsável pelo evento, com apoio da Prefeitura de Fama, Acilago – Associação do Circuito Turístico Lago de Furnas – e Secretaria de Governo de Minas Gerais.

Exibições e estrutura

Com estrutura especial para sessões ao ar livre, qualidade de imagem e áudio em tela 13x7m e capacidade para 600 pessoas sentadas, as exibições acontecerão a partir do final da tarde, criando um cenário mágico tendo ao fundo a represa de Furnas, na área conhecida como Trampolim de Fama, em frente à Igreja do Sagrado Coração de Jesus e ao coreto da praça. Outra preocupação da Mostra será com a sustentabilidade, com coleta seletiva, além de bancos da área comum feitos com material reciclado por artesãos da cidade. O projeto de sustentabilidade e bancos é executado pela empresa Piso, de Alfenas.

Homenagem

Homenageado da I Mostra de Cinema de Fama, Jovany Sales Rey é cronista, dramaturgo, historiador, roteirista de cinema e televisão. Natural de Alfenas-MG, radicado em Vitória-ES, trabalha como script doctor (consultor de roteiros) e ministra oficinas de roteiro. É sócio fundador da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD&C) e membro do Instituto Histórico e Geográfico Nacional. Possui sete livros publicados e no cinema assinou os roteiros de 39 vídeos, curtas e longas metragens, entre eles, o premiado “Como a Noite Apareceu” exibido em Cannes e na abertura do Fórum Social Mundial de Dakar e Whispers of Paradise (Murmúrios do Paraíso).

Fonte: BH – João Marcos Veiga

Crédito: Divulgação

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×