Quarta Feira, 23 de outubro de 2019

Home / NOTÍCIAS  / Mapeamento mostra oportunidades para o desenvolvimento do turismo de negócios em BH

Mapeamento mostra oportunidades para o desenvolvimento do turismo de negócios em BH

Nova etapa do projeto “BH aos Olhos do Mundo” prevê ações de melhorias que irão gerar novos negócios para o setor

Os festivais e os eventos somados aos diferenciais da gastronomia, música e arte são apontados como pontos fortes para o desenvolvimento do turismo em Belo Horizonte. O mapeamento, feito com 300 empresários do setor, integra as ações do projeto “BH aos Olhos do Mundo”, que pretende colocar Belo Horizonte como um importante destino de turismo de negócios e eventos tanto em âmbito nacional quanto internacional.

Há um ano, o Sebrae Minas, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e com o apoio do Belo Horizonte Convention & Visitors Burea, vem desenvolvendo o projeto com a consultoria da empresa australiana GainingEdge, especializada na indústria de eventos de negócios.

A ideia é aproveitar os diferenciais da cidade aliados aos principais setores econômicos, tais como saúde, TI e moda, e do seu posicionamento estratégico entre os estados com características semelhantes, ampliando a competividade de BH frente a outras regiões tradicionalmente conhecidas por atrair eventos.

Nesta fase do projeto, as dificuldades levantadas pelos empresários serviram de base para a formulação de cinco metas que serão desenvolvidas ainda este ano. São elas: colaboração e parcerias, marca de destino, desenvolvimento de eventos, vendas e desenvolvimento de negócios e aprimoramento da indústria.

Dessas metas, algumas foram desdobradas em ações que estão previstas para serem realizadas até o final de 2017, entre elas: estabelecimento de uma rede de eventos de negócios, desenvolvimento e implementação de práticas de qualidade para avaliar as experiências dos visitantes, a criação de um calendário de eventos futuros e de um plano de três anos de vendas e desenvolvimento de negócios, seleção de um conjunto de métricas de desempenho e metas que irão monitorar o desenvolvimento do destino, e estimular fontes de financiamento alternativos para alavancar o setor hoteleiro.

Além disso, será promovido o “Programa Embaixadores”, que irá capacitar “anfitriões locais” para divulgar o destino e captar novos eventos e aumentar o fluxo de visitantes de negócios e lazer. Também será realizado o “Fórum de Líderes”, encontro que irá discutir, junto a entidades públicas e empresariais, dificuldades e oportunidades turísticas de Belo Horizonte.

“Pequenos negócios de toda a cadeia produtiva do turismo de Belo Horizonte, ainda podem se inscrever para participar das ações e contribuir para a criação de novas oportunidade de negócios na cidade”, afirma a analista do Sebrae Minas Nayara Bernardes.

A adesão ao projeto poderá ser feita pelo (31) 3379-9179. Podem participar, empreendedores dos ramos de transportes, hotelaria, alimentação e eventos, bem como os de educação, tecnologia da informação e comunicação, saúde, mineração, automação, agronegócio e de economia criativa, como moda e gastronomia.

“Precisamos concentrar esforços para fortalecer o destino com o objetivo de aumentar o fluxo turístico na capital, fazendo com que o visitante permaneça mais tempo na cidade, gaste mais e volte mais vezes”, explica a analista do Sebrae Minas.

O projeto “BH aos Olhos do Mundo” está previsto para ser finalizado em 2022. Até lá, a expectativa é que haja um aumento de 15% na ocupação hoteleira de Belo Horizonte, ampliação em 25% da indústria de eventos empresariais, e que a capital mineira se torne referência em turismo de negócios e eventos.

Sugestão e logo enviado por:  Imprensa Sebrae-MG

 

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×