Segunda Feira, 21 de janeiro de 2019

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Especialistas debatem sobre o papel das instituições arquivísticas

Especialistas debatem sobre o papel das instituições arquivísticas

Realizada no Arquivo Público Mineiro, programação integra a 1ª Semana Nacional de Arquivos, realizada em várias cidades do Brasil

Arquivos são a memória de seu tempo. Para refletir sobre o panorama, as perspectivas e a relevância desses registros, o Arquivo Público Mineiro (APM) recebe palestras que integram a 1ª Semana Nacional de Arquivos. No APM o evento acontece entre os dias 6 e 8 de junho e é realizado pelo Arquivo Nacional, em conjunto com a Fundação Casa de Rui Barbosa. Várias cidades do Brasil também recebem a programação. A data também marca a celebração do Dia Internacional dos Arquivos, lembrado todo dia 9 de junho. Intitulado Arquivos em Detalhes, esse ciclo de palestras tem entrada gratuita.

Trata-se da primeira iniciativa deste tipo na área, que visa ampliar a visibilidade dos arquivos e sua inserção na sociedade. O Arquivo Nacional organiza o evento, em conjunto com a Fundação Casa de Rui Barbosa. Diversas instituições arquivísticas, centros de memória e documentação de todo o país estão se inscrevendo, contando com visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outros.

Administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e integrante do Circuito Liberdade, o Arquivo Público Mineiro recebe três palestras proferidas por renomados professores da UFMG e PUC. “O papel social das instituições arquivísticas” é o tema do dia 6 de junho, debatido pelo professor José Francisco Guelfi Campos, do Departamento de Teoria e Gestão da Informação, da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

No dia seguinte, a professora Junia Furtado, titular de História Moderna do Departamento de História da UFMG, trata do tema “Minas Colonial e a pesquisa em arquivos”. No dia 8 os participantes conferem a palestra“Ensino de História e Arquivos”, ministrada por Carla Ferretti, professora e diretora do Instituto de Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Na ocasião, também será apresentada ao público o rico acervo documental sob a guarda do APM, bem como a política de gestão documental do Estado de Minas Gerais. “A iniciativa é profícua, pois destaca a função social, administrativa e histórica das instituições arquivísticas”, avalia o superintendente do APM, Thiago Veloso Vitral.

SERVIÇO:

Local: Arquivo Público Mineiro – Avenida João Pinheiro, 372, Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais

Dias 6, 7 e 8 de junho – de 15 às 17h

Inscrições gratuitas: https://goo.gl/sO8Ju6 ou eliane.mello@cultura.mg.gov.br

Sugestão e foto enviado por: SEC – Asscom

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×