Domingo, 17 de novembro de 2019

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Belo Horizonte redescobre Portugal com tradicional festa Portuguesa

Belo Horizonte redescobre Portugal com tradicional festa Portuguesa

7ª edição acontece no dia 10 de junho (sábado) em local mais amplo, no bairro Cidade Jardim, e terá atrações internacionais, culinária, vinhos, dança e chopp da Verace, produzido exclusivamente para o evento

A 7ª edição da Festa Portuguesa apresenta todo legado que Portugal deixou para o Brasil com uma programação vasta que privilegia música, dança, artesanato, literatura, vinhos, cerveja e deliciosas comidas típicas. A tradicional feira tem entrada franca, acontece no dia 10 de junho (sábado), de 10 às 22 horas, na Rua Bernardo Mascarenhas e na área externa do Museu Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202, bairro Cidade Jardim).

 

Promovida pela Câmara Portuguesa de Minas Gerais, pelo Consulado de Portugal em Belo Horizonte, Centro da Comunidade Luso Brasileira de Belo Horizonte, Elos Clube e pela AMALOU-Associação de Moradores de Lourdes, com patrocínio da Cimentos Liz (através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura), Pif Paf, Cervejaria Verace, Empresa Construtora Brasil, do Banco Mercantil do Brasil e da Sabseg Corretora de Seguros, e apoio do Banco Caixa Geral e Centro Universitário UNA-Gastronomia, Hospital na Residência, Hotel San Francisco Flat, Ormimaq, Azeite Andorinha, a festa apresentará todo legado que Portugal deixou para o Brasil com uma programação vasta que privilegia música, dança, artesanato, literatura, vinhos e deliciosas comidas típicas. Para o vice-presidente da Câmara, Carlos Alberto Lopes, o festejo é uma oportunidade de estreitar as relações entre os dois países que ultrapassam o vínculo em partilhar uma língua comum. “Principalmente Minas Gerais tem uma forte influência portuguesa na gastronomia, na arquitetura barroca e colonial, no artesanato, nas celebrações religiosas, na poesia e na música. São razões de sobra para celebrarmos e integrarmos a comunidade belo-horizontina de luso-descendentes e de apreciadores desta cultura”, afirma o vice-presidente.

 

Uma das novidades desta edição é o local, mais amplo, que ocupará uma área de seis mil m², e trará mais conforto para as cerca de seis mil pessoas que circularem por lá. A Câmara Portuguesa e a produtora Peixe Tolo Produções adiantaram que haverá espaço kids com atividades recreativas e sala de imprensa. “A cada ano o evento cresce e ganha novos parceiros. Acompanhamos essas mudanças e buscamos sempre aprimorar a estrutura, logística e inovar no entretenimento”, explica Carlos Alberto Lopes.

Outra surpresa são as atrações internacionais, vindas diretamente de terras lusitanas, a banda Virgem Suta, de Beja, conhecida pelo seu pop-rock de inspiração tradicional portuguesa, e o fadista, compositor e pianista, Mario Moita, natural do Alentejo, que divulga a cultura do país pelo mundo, tendo passado por mais de 30 países. DJs e bandas locais completam a programação artística. Além disso, a festa terá seu aplicativo para celulares, a fim de facilitar a vida de quem deseja aproveitar toda a programação. Desenvolvido pela empresa mineira FourTime, o app gratuito é uma iniciativa inédita no segmento de festas gastronômicas de rua em BH.

Na culinária, além das barracas da Taberna Baltazar, Caravelas, dos chefs Thiago Lima e Renato Lobato, Armazém Medeiros, Restaurante do Porto, Tugas Culinária de Portugal, Verde Gaio, Hermengarda, Doces de Portugal e da Sorveteria Alento, show cooking com o chef e professor lisboeta, co-autor do livro BioAromas à Mesa, Rui Lopes, Feira Fresca e artesanato. Para saborear os pratos e doces típicos, vinhos portugueses e o chopp exclusivo, feito especialmente para a festa, da cervejaria artesanal Verace.

7ª edição da Festa Portuguesa

10 de junho (sábado) – de 10h às 22 horas

Rua Bernardo Mascarenhas e área externa do Museu Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202), bairro Cidade Jardim.

Entrada Franca

Informações: (31) 3213-1557, secretaria@camarabrasilportugal.com.br

Programação:

ARTÍSTICA

10h: Abertura do evento (DJ) – Cissa Ribeiro

10h às 21h: DJ Gustavo Castro

11h: Solenidade oficial: Coral Luís de Camões e  Banda da Polícia Militar de Minas Gerais

12h: Cantor português Carlos Almeida

13h30: Trio Bola Preta

16h: Grupo Folclórico Gil Vicente

16h: Cia Circunstância apresenta “Antes Solo do que Malacompanhado” – jardins Museu Abílio Barreto

18h: Cantor e músico português  Mario Moita

19h: Entrega do Prêmio Concurso Gastronômico

19h30: Banda pop portuguesa Virgem Suta

21h: Banda de blues Flaming Boys

22h: Encerramento

Intervalos: 11h30; 13h; 15h30; 17h: DJ

SHOW COOKING

Praça do Museu Abílio Barreto

11 às 12h30 – Primeira sessão

14 às 15h – Segunda sessão

17 às 18 h – Terceira sessão

FEIRA DE ARTESANATO

Praça do Museu Abílio Barreto

De 10 às 20 h

FEIRA FRESCA

Rua Josafá, 100, Cidade Jardim

De 10h às 15h

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

Rua Bernardo Mascarenhas

De 10h às 22h

Participantes gastronomia:

Taberna Baltazar

Caravelas

Chefs Thiago Lima e Renato Lobato

Armazém Medeiros

Restaurante do Porto

Tugas Culinária de Portugal

Verde Gaio

Hermengarda

Doces de Portugal

Sorveteria Alento

Cervejaria Verace

Show cooking com Rui Lopes

Fonte: Infinita Comunicação

Crédito: Banco de Imagem Pixabay

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×