Sábado, 24 de agosto de 2019

Home / NOTÍCIAS  / VI Edição do FESTTO agita Vale do Mucuri

VI Edição do FESTTO agita Vale do Mucuri

Grupo In-Cena de Teatro comemora 10 anos com a sexta edição do maior festival de teatro de Teófilo Otoni

O Instituto Cultural In-Cena realiza até o dia 18 de junho, a VI Edição do Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni – FESTTO. O Festival nasceu em 2012, em comemoração aos cinco anos de fundação do Grupo In-Cena de Teatro, primeiro Grupo de Teatro a se profissionalizar no Vale do Mucuri. Neste ano, em sua VI Edição, o FESTTO comemora 10 anos de existência do Grupo In-Cena, assim como o trabalho social, educativo, formativo e cultural que vem sendo realizado pelo Instituto Cultural In-Cena nesse período, abrangendo a mesorregião do Vale do Mucuri e adjacências.

O FESTTO é a culminância do trabalho realizado ao longo desses 10 anos pelo Grupo e pelo Instituto. Trata-se de um Festival cuja sede é o município de Teófilo Otoni, que contempla ações de interiorização a outros municípios da região, neste ano, levando teatro e formação para os municípios de Santa Helena de Minas e Distrito de Bom Jesus da Vitória, Pavão, Poté e Itambacuri. Em seis anos de existência, o FESTTO se constitui como um dos mais importantes instrumentos de promoção do acesso, fruição e formação cultural na região, abrangendo, além do teatro, a música, a dança, a literatura e o cinema.

Da grade de programação do Festival destaca-se a estreia do Espetáculo “Às Margens”, do Grupo In-Cena de Teatro, montagem que celebra os 10 anos do Grupo. Com supervisão artística de Sidnei Cruz – diretor teatral e idealizador do projeto Palco Giratório |Sesc, e direção de André Luiz Dias, o espetáculo aborda os povos e comunidades tradicionais quilombolas e indígenas e fala de um Brasil de gente plural, cuja voz do povo, cravado entre as montanhas das gerais, ganha som, cor e força para gritar (e silenciar) em tempos tão sombrios.

Durante o Festival, que começou no último dia 12, serão realizadas 17 sessões de espetáculos teatrais, com apresentação de 12 espetáculos, além de 03 shows musicais, intervenções/performances, 08 oficinas de formação e 02 rodas de conversa – dentre as quais uma sobre políticas públicas culturais e financiamento público da cultura, cujos grupos e artistas são oriundos de Teófilo Otoni/MG, Ipatinga/MG, Belo Horizonte/MG, Sete Lagoas/MG, São Paulo/SP, Seropédica/RJ, João Pessoa/PB, Itarantim/BA. O FESTTO é uma realização do Instituto Cultural In-Cena e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, do Fundo Estadual de Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais.

Fonte: Luciana Rocha

Crédito: Banco de Imagem Pixabay

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×