Sexta Feira, 13 de dezembro de 2019

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Marketing turístico de um jeito eficiente: exemplos e estratégias para a sua empresa

A internet e os meios de comunicação servem como vitrine para promover serviços turísticos e um bom trabalho de marketing é o que define se você será visto ou não

Gustavo Albano é expert em marketing turístico e é um dos responsáveis pelas áreas de planejamento da Flag, uma agência de comunicação voltada para empresas de viagens. Na sua última palestra durante a WTM – World Travel Market Latin American, ele apresentou algumas estratégias simples que podem ser aplicadas na rotina de pequenas e médias empresas da indústria de viagens. Ele que já desenvolvia trabalhos de marketing, acumulou anos de experiência visitando dezenas de destinos, atrações e hospedagens pelo Brasil, o Gustavo também é um dos fundadores do Guia Viajar Melhor e na palestra ele reuniu um pouco dessa experiência mostrando alguns exemplos de marketing turístico, cases de sucesso e curiosidades do mundo da comunicação voltadas para o segmento de turismo e viagens.

À frente do Viajar Melhor ele já viajou para praticamente todos os estados do Brasil e conhece o turismo interno como ninguém. Diferentes destinos já serviram de análise para entender o cenário do turismo nacional e quais os principais cases aplicados em modelos de negócios simples, mas que são realmente eficazes e dão resultados. A palestra foi um copilado com vários exemplos e estratégias analisadas em destinos diferentes e que também poderiam ser readaptadas para outros lugares e empresas. O momento serviu como um grande brainstorm coletivo para empresários do segmento repensarem seus projetos de marketing turístico acumulando mais ideias. Aqui vamos destacar alguns trechos abordados na palestra:

Em Paraty os valores das diárias durante a FLIP – Festival Literário Internacional de Paraty, superam as tarifas do réveillon e do carnaval. Um evento externo se consagrou como uma atração âncora tão forte que possibilita uma ocupação tão boa ou melhor do que a dos dois maiores feriados do país. Utilizando como referência o calendário de 2017, o pequeno destino conta com uma média de 2 a 4 eventos importantes todos os meses. Eventos grandes distribuídos durante o ano, como o Paraty em Foco, MIMO, Festival da Cachaça e tantos outros permitem que não haja a sensação de baixa temporada na região com um fluxo continuo de turistas.

No município de Angra dos Reis (RJ), na Ilha Grande, um dos passeios mais tradicionais oferecidos por todas as agências são os pequenos tours de um dia inteiro ou meia diária, passeando de lancha pelas praias paradisíacas e ilhas da região. A LIG, uma das principiais agências do destino, se destaca pelos trabalhos de marketing comandados pelo Jota, proprietário da agência. Além da seriedade do trabalho deles em toda a parte de marketing e comunicação da marca, o Jota se aventura como fotógrafo registrando belíssimas imagens da região. No Instagram o perfil @lanchasilhagrande virou um formador de opinião do destino com mais de 9 mil seguidores, promovendo as belezas do lugar para os turistas que buscam informações sobre a ilha na rede social. Ele também já foi destaque na revista Náutica onde mostraram o trabalho criativo que a agência desenvolve no litoral fluminense.

Na palestra um dos temas abordados também foi o trabalho de marketing desenvolvido em um projeto para o segmento de turismo, mostrando alguns cases relevantes em parceria com clientes e destinos. Como forma de fazer a ponte entre os turistas e as empresas de viagem, o Viajar Melhor é uma plataforma que serve como uma solução para melhorar a presença de marcas para turistas de forma segmentada. O projeto funciona como um guia online focado em auxiliar viajantes, além de melhorar a promoção de hotéis, agências, destinos e outras marcas do trade nas novas mídias. Os resultados foram tão bons que a plataforma já conta com mais de 600 mil fãs no Facebook, com uma interação que cresce constantemente. Até o Jornal de Negócios SEBRAE fez uma publicação sobre esse trabalho.

Na plataforma são criadas estratégias de marketing de conteúdo e diferentes soluções de comunicação para o turismo. É feito um trabalho para otimizar a presença da marca no Google para viajantes que buscam informações sobre os serviços e destinos da empresa com a criação de conteúdos customizados. Nas redes sociais criam publicações, produzem fotos, vídeos e campanhas de marketing para promover marcas de viagens de um jeito diferente. Com a criação de conteúdos realmente relevantes, possibilitam um grande número de compartilhamentos e interação, justamente por divulgar esses lugares para uma audiência que adora viajar. Algumas dessas publicações atingem milhões de pessoas em poucas semanas, transformando destinos e empresas de turismo em verdadeiros virais.

O marketing, assim como todo o trabalho, para dar realmente certo demanda tempo e dedicação. Não é de uma hora para outra que você consegue atingir milhares de pessoas sem pagar valores absurdos, em um cenário que torna a audiência online cada vez mais competitiva. A cada dia que passa mais conteúdos são criados e aparecer no meio de tantas empresas demanda tempo. Como forma de facilitar a realidade de pequenas e média empresas, possibilitando investimentos mais acessíveis, o Guia Viajar Melhor funciona como um centralizador que faz esses trabalhos de marketing turístico e assessoria de comunicação para diferentes empresas do segmento. Conhecer essas histórias de sucesso e exemplos de marketing turístico é fundamental para o empreendedor pensar sobre o planejamento da sua empresa.​

Sugestão e foto enviado por: Roberto Braga 

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

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