Quarta Feira, 17 de julho de 2019

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Conheça programa de intercâmbio universitário

Conheça programa de intercâmbio universitário

A cada ano é crescente o número de jovens brasileiros que escolhem universidades estrangeiras para fazer um curso de graduação. De acordo com dados da Belta – Brazilian Education & Language Travel Association, que reúne agências de intercâmbio brasileiras, 220 mil estudantes saíram do Brasil em 2015 para estudar no exterior, sendo que 20% deste total optou por um programa com foco universitário.

Esse aumento também é confirmado pela Experimento Intercâmbio Cultural, maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país, que registrou crescimento de 30% na venda de programas universitários no exterior em 2016, na comparação com o mesmo período do ano anterior (2015).

De acordo com a diretora presidente da Experimento, Patrícia Zocchio, esse aumento se deve à mudança na forma como as famílias enxergam o benefício do intercâmbio; antes como uma experiência isolada e hoje como um processo de formação contínua no exterior que começa no início da adolescência e se desenvolve até o jovem atingir a maturidade. Aliado a isso existe, hoje, uma demanda do mercado de trabalho que busca profissionais fluentes em mais de um idioma, mais qualificados e com formação internacional, exatamente as características que o jovem adquire num intercâmbio.

“Cursar uma universidade no exterior proporciona ao jovem uma formação abrangente, o que cria um diferencial competitivo para a sua inserção no mercado de trabalho, além de promover uma experiência internacional diferenciada de aprendizado, formação e crescimento pessoal e profissional ao estudante”, comenta Zocchio.

Atenta a essa crescente demanda, a Experimento acaba de incluir em seu portfolio de produtos o programa Study Abroad. Focado exclusivamente na colocação de brasileiros em cursos de graduação nas principais universidades europeias, americanas, neozelandesas e canadenses, o Study Abroad dá a oportunidade de o estudante universitário cursar um semestre ou um ano letivo em uma faculdade estrangeira juntamente com alunos nativos, com a opção de escolha tanto de matérias que combinam com a sua grade curricular no Brasil como por matérias diferenciadas que possam contribuir para uma formação mais abrangente.

Segundo a Gerente de Produto Universitário da Experimento, Samira Bossoni, o programa permite ao estudante enriquecer seu currículo com formação internacional e ampla, sem comprometer o orçamento familiar com de 4 anos de graduação no exterior. “Durante o programa, o estudante brasileiro pode escolher 4 ou 5 matérias para cursá-las durante 1 ano, por exemplo, relacionadas a diferentes aéreas de aprendizados, tais como administração, marketing, turismo, engenharia, direito, economia, design, entre outras. É uma excelente oportunidade para ter novas experiências”, cita Samira.

Para participar do programa, o estudante deve estar cursando uma universidade brasileira (ao menos um ano), ter mais de 18 anos e comprovação de proficiência na língua inglesa. O processo de inscrição pode ser feito durante todo o ano e leva, do início até o aceite, em torno de 2 a 3 meses, por a partir de R$ 14.500 o semestre ou em até 10 parcelas mensais de R$ 1.450.

Fonte: Experimento Intercâmbio Cultural

Foto: Banco de imagem Pixabay

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×