Domingo, 21 de julho de 2019

Home / DESTAQUES  / Encontro Design e Moda

Encontro Design e Moda

Com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, evento, que acontece nos dias 27 e 28 de junho, reúne especialistas do setor para discutir e impulsionar políticas públicas e privadas voltadas para a área

Em mais uma iniciativa para ampliar o diálogo entre o Poder Público e a sociedade civil, o Conselho Estadual de Políticas Culturais (CONSEC) promove nos dias 27 e 28 de junho o Encontro Design e Moda. O evento, que é gratuito e acontece no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha-MG, irá reunir produtores, agentes culturais, associações representativas e acadêmicos em torno de uma programação que tem por objetivo estimular, impulsionar e compartilhar vivências que colaborem com iniciativas e procedimentos de políticas públicas culturais para o setor de Moda e Design em Minas Gerais. Além disso, o evento é uma oportunidade para a sociedade civil conhecer as políticas públicas voltadas à cultura realizada pela Secretária de Estado de Cultura, como os editais da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e do Fundo Estadual de Cultural.

O Secretário Adjunto de Cultura, João Miguel, salienta a importância do evento para as políticas estruturantes do Governo de Minas Gerais. “O governador Fernando Pimentel e o secretário Angelo Oswaldo defendem a importância do protagonismo de todos os segmentos da área cultural. A área do design e moda vem atuando nesse sentido, por isso o CONSEC encabeça a realização deste encontro, que certamente irá render bons frutos a partir dessa semente plantada”, avalia João Miguel.

Com a mediação dos conselheiros do CONSEC, Rodrigo Cezário e Carla Mendonça, o evento será um canal de discussão entre a Secretaria de Cultura e as entidades da iniciativa privada, fortalecendo a troca de conhecimento e aprimorando as políticas para o setor. A organização do encontro pretende gerar um documento conjunto para apoiar e alicerçar políticas públicas e privadas de incentivo ao desenvolvimento da cadeia produtiva e difusão cultural dos setores.

Em pesquisa realizada em 2016, pela Fundação João Pinheiro, foram contabilizados 10.094 estabelecimentos de atividades de Moda em Minas Gerais, os quais empregam 127 mil pessoas, correspondendo a 15,2% do emprego da indústria de transformação mineira. “A moda como vetor sociocultural envolve diversos atores e saberes característicos da cultura mineira. Como setor da economia é uma grande força de Minas Gerais, gerando emprego e renda para muitos mineiros. Entender suas nuances e proteger seus bens culturais é de extrema importância para sua manutenção e crescimento. Com o encontro pretendemos reunir estes atores em torno da construção de políticas estruturantes que colaborem para o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade.”, pontua Rodrigo Cezário.

O segmento da Moda, em Minas Gerais, além de se configurar como bem simbólico e patrimônio cultural, é responsável por uma fatia significativa da economia do estado. O Design, por sua vez, gera valor e melhora processos e produtos em todos os ramos da indústria e da vida cotidiana. “O valor do Design mineiro é conhecido nacional e internacionalmente. A importância do encontro está em mapear as necessidades de um setor que gera tamanha visibilidade e renda. O evento pretende pesquisar não apenas a capital, mas compreender as nuances existentes em um estado tão grande. Por isso, entender as regiões como polos com especificidades está no topo da pauta”, explica Carla Mendonça.

PROGRAMAÇÃO

27 de junhoSegmento Design

9h – Credenciamento

9h30 – Abertura e apresentação dos Conselheiros

10h – Apresentação Mecanismo de Fomento e Incentivo à Cultura

10h30 – Apresentação Frente do Design Mineiro

11h – Aplicação de Pesquisa

11h30 – Meet up – Networking

28 de junho – Segmento Moda

9h – Credenciamento

9h30 – Abertura e apresentação dos Conselheiros

10h – Apresentação dos Mecanismos de Fomento e Incentivo à Cultura

10h30 – Apresentação Frente da Moda Mineira

11h – Aplicação de Pesquisa

11h30 – Meet up – Networking

SERVIÇO

ENCONTRO DESIGN E MODA

Local: IEPHA-MG (rua dos Aimorés, 1697, Lourdes, Belo Horizonte/MG)

Data: 27 e 28 de junho

Horário: 9h às 12h

Inscrições encerradas

Fonte:  SEC – Asscom

Crédito: Alvaro Fráguas

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×