Quinta Feira, 14 de novembro de 2019

Home / EDITORIAS  / Internacional  / Morávia, a surpresa da República Tcheca

Morávia, a surpresa da República Tcheca

Na Morávia estão monumentos da UNESCO, castelos e palácios, vinho, tradições folclóricas únicas e raridades técnicas. E entre os lugares que mais atraem a atenção do viajante estão os quatro monumento da  UNESCO: o palácio e jardins de Kroměříža coluna barroca de Olomouca casa funcionalista Tugendhat, em Brno e  a abadia de Lednice-Valtice, em uma paisagem transformada no maior parque do mundo.   Na Moravia há regiões com tradições folclóricas excepcionais  como Slovácko Valáquia. E também vale a pena ver os monumentos técnicos em  Ostrava e o  antigo império da empresa de calçados Baťa, a cidade de Zlín.

Tesouros da Unesco.

Jardins de Kroměříž.

Kroměříž, durante a temporada de  verão, parece o Jardim do Paraíso. Os jardins locais, que são inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, também são uma simbiose perfeita da  luz das plantas, água, arte e arquitetura. O Jardim das Flores e o Jardim ao pé do Palácio estão entre os mais belos da Europa. Encantam a todos o labirinto de paredes verdes, a decoração original de flores e esculturas, a alameda e estufas históricas.

Coluna da Santíssima Trindade de Olomouc.

Orgulho de Olomouc,a Coluna da Santíssima Trindade é um monumento que, por seu tamanho, riqueza e beleza, não tem comparação. E essa foi a idéia dos burgueses de Olomouc, graças aos quais s foi  construída a Coluna da Santíssima Trindade de Olomouc que, por seu valor histórico e artístico, foi inscrita na lista da UNESCO, estando entre as maiores esculturas barrocas da Europa Central.

Villa Tugendhat.

A Casa  Tugendhat testemunhou a origem da habitação moderna e o trágico destino de seus habitantes. A obra do famoso arquiteto alemão Mies Van der Rohe é atualmente considerada uma das quatro casas mais importantes do mundo. Graças a seus valores, esta jóia da arquitetura moderna foi incluída na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

Lednice-Valtice.

Que tal um passeio pelo Jardim Europeu em Lednice-Valtice ? No mundo há poucos lugares que merecem tanta atenção como a elegante área em torno dos palácios de Lednice-Valtice. Durante séculos, tem sido um parque completamente único e repleto árvores excepcionais, construções românticas, lagoas e belos recantos. Assim,  Lednice-Valtice, que foi registrado na lista da Unesco, é chamada de Jardim Europeu.

Zonas de interesse.

O Reino de Valáquia e as montanhas de Beskydy

Há um aspecto romântico no Reino de Valáquia em Beskydy! As montanhas  Beskydy apresentam uma harmonia perfeita entre a natureza e o homem. Altas colinas cobertas por bosques, prados repletos de orquídeas e a  peculiar arquitetura de Valáquia,  sutilmente encravada na paisagem. Tudo isso com o sabor de queijos de ovelha, bolos chamados “frgál”  e “slivovice”, a aguardente de cerejas e outras especialidades locais. Nessa região, desde os tempos antigos reina o deus pagão Radegast, que também deu o nome à cerveja local. A natureza pura das colinas de Beskydy oferece aos visitantes inúmeros lugares atraentes. No verão, são quilômetros de trilhas marcadas que atravessam prados cheios de ovelhas e vales de espessos verdes. No inverno, a região torna-se um reino do gelo, com as condições ideais para o esqui. A colina Solan, cujas vistas misturam a beleza da natureza com a tradição popular, é considerada a zona mais bonita da Valáquia.

Região de Slovácko.

Slovácko é uma região cheia de sol onde longas tradições e folclore ainda estão vivos. Típicas da região de Slovácko são casas brancas com janelas azuis e trajes tradicionais. Como  lembranças  da região, o turista encontra objetos de cerâmica ou de madeira entalhada. Para viver esta paisagem pitoresca nada melhor do que pedalar entre os moinhos de vento estilo holandês e ir descobrindo histórias de lugares de peregrinação. De bicicleta , em caminhadas  ou mesmo  em vôos panorâmicos organizados pelo Museu da Aviação Kunovice,  é possível desfrutar da região de  Slovácko com seus vinhedos, prados floridos, castelos, palácios, arquitetura e folclore. Nenhuma visita à região  de Slovácko seria perfeita  sem um passeio pelo Canal de Batasin. Esta via fluvial de 56 km servia originalmente para transportar lignites. Hoje tornou-se uma atração turística apreciada por todos os visitantes que navegam em  uma paisagem panorâmica desfrutando  da cultura popular, como por exemplo, o local de peregrinação Blatnice ou Strážnice  com seu jardim do palácio, museu ao ar livre e centro histórico.

Visitando o mais famoso local de peregrinação  da Tchéquia.

Slovácko é uma região onde a religião e a fé sempre foram importantes. A principal construção sacra é  o mosteiro de Velehrad. Este é o lugar de peregrinação mais importante do país desde o século XIII e até os dias de hoje vem atraindo milhares de pessoas todos os anos. Um dos centros da região é Uherské Hradiště, que oferece a seus visitantes grande quantidade de  monumentos, entre os quais se destaca a acrópole da Grande Morávia.

Ostrava

A metrópole da Morávia do Norte é um dos tesouros da República Tcheca ainda não descoberta pela maioria. A principal atração  de Ostrava são os fascinantes monumentos técnicos de importância europeia assim como a famosa rua Stodolni ulice, símbolo de diversão e lugar que nunca dorme. O ponto chave da cidade é o local único, a  zona baixa de Vítkovice, incluída na lista do patrimônio cultural europeu. Praga tem Hradčany, Brno tem Špilberk e Ostrava, Vítkovice! A Zona Baixa de Vítkovice é um complexo industrial único da primeira metade do séculoXIX que mostra detalhadamente a tradição de produção de ferro nesta área. Graças a uma transformação gradual, originou-se aqui um mundo único de tecnologia que torna mais fácil  conhecer esta cidade do aço como se fosse um romance de Julio Verne. A Planta Siderúrgica Vítkovice pertenceu no passado aos Rothchild, importante família de banqueiros. Se em Zlín é típica a arquitetura de Baťa, em Vítkovice  podemos admirar as  casas típicas dos trabalhadores das empresas Rothchild .
Zlín

A Cidade de Zlín fica na região da Morávia Central, que está intimamente ligada ao personagem de Tomáš Baťa, cujos sapatos calçam  pessoas por todo o mundo até hoje. O rápido crescimento de sua empresa deu início a um impressionante desenvolvimento desta cidade de características únicas. Vale a pena saborear a atmosfera incomum da cidade, cuja arquitetura funcionalista é ainda preservada. O ponto dominante na paisagem de Zlín é o edifício chamado o arranha-céu Bata, que na época de sua construção foi o segundo edifício mais alto na Europa. Nos anos 20 e 30 do século XX , surgiram as  típicas colônias chamadas de  «as casinhas de Baťa» e outras construções do moderno estilo funcionalista. A mais importante foi o  Aranha- céu  de Baťa, com seus  77,5 m de altura onde  Jan Baťa, o irmão de Tomáš Baťa, instalou a direção da  empresa, instalando ali uma grande novidade – um elevador!

Sugestão e foto enviado por:  Escritório de Turismo República Tcheca

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×