Terça Feira, 28 de janeiro de 2020

Home / DESTAQUES  / Consulta sobre Política de Qualificação em Turismo chega a cem contribuições

Consulta sobre Política de Qualificação em Turismo chega a cem contribuições

Objetivo do MTur é envolver a sociedade na construção de diretrizes para a formação de jovens e adultos na área

São 100 pessoas, entre cidadãos, gestores, acadêmicos e empresários, que já apresentaram sugestões para a consulta pública do Ministério do Turismo sobre a elaboração de uma Política Nacional de Qualificação para o setor. A maioria das colaborações ao processo, que busca envolver a sociedade na definição do documento, vieram do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A consulta, disponível desde o último dia 03 no portal do Ministério do Turismo, segue até 21 de julho e vai embasar um normativo para a formação de jovens e adultos. O texto preliminar é fruto de parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e foi constituído após a realização de pesquisas e seminários em vários estados, que contaram com pesquisadores de nove instituições públicas de ensino.

A secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, frisa a importância da participação popular e estimula contribuições. “Todos os setores envolvidos podem e devem dar sua opinião. Com isso, o MTur demonstra empenho por uma política pública que seja resultado de demandas do segmento e que consiga atingir o objetivo de garantir bom atendimento a visitantes”, observa.

A elaboração da política de qualificação integra o Brasil + Turismo, um pacote de medidas voltado ao desenvolvimento do setor lançado pelo ministro Marx Beltrão. As sugestões recebidas na consulta vão ser avaliadas e agrupadas por pesquisadores do projeto e, depois, expostas ao Conselho Nacional de Turismo (CNT). A divulgação do documento final deve ocorrer até o fim de 2017.

CAPACITAÇÃO – O MTur já oferece qualificação gratuita a profissionais que atuam no turismo ou desejam operar neste mercado. No início de abril, foram abertas inscrições na plataforma Brasil Braços Abertos, que proporciona aulas pela internet a trabalhadores como taxistas, atendentes de hotéis e quiosqueiros. O cadastro deve ser feito até 30 de setembro deste ano.

Ainda em 2017, por meio do MedioTec Turismo, estudantes terão a chance de participar de cursos de nível médio a fim de suprir necessidades do ramo. Haverá 10 mil vagas a alunos de escolas públicas, com o início da capacitação previsto para agosto. Mais informações sobre iniciativas da Pasta na área podem ser conferidas no site www.turismo.gov.br/qualificacao.

Sugestão e logo enviado por: Ministério do Turismo

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×