Quarta Feira, 11 de dezembro de 2019

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Instituto Mamirauá lança livro sobre conservação da Amazônia na UFMG

Instituto Mamirauá lança livro sobre conservação da Amazônia na UFMG

EXPOSIÇÃO ACONTECE DE 17 A 22 DE JULHO DURANTE A 69ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, sediado em Tefé – Amazonas, lança na próxima quarta-feira, 19 de julho, às 17 horas, o livro “Protagonistas: relatos de conservação do Oeste da Amazônia”durante a EXPOT&C, em Belo Horizonte. A exposição, realizada anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), acontece na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) durante a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Durante a semana da EXPOT&C, que acontece de 17 a 22 de julho, o Instituto Mamirauá lança também dois produtos voltados para o público infantil: o jogo de quebra-cabeças “Ecossistemas da Amazônia: várzea e terra-firme”; e “O Macaqueiro Kids – Onça-pintada”.

O livro “Protagonistas: relatos de conservação do Oeste da Amazônia”, com 176 páginas, tem o objetivo de divulgar práticas sustentáveis de conservação de recursos naturais, desenvolvidas pelo Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do MCTIC e financiadas pelo Fundo Amazônia. Com distribuição gratuita, a publicação também está disponível para download no site do Instituto Mamirauá: www.mamiraua.org.br/protagonistas.

O jogo de quebra-cabeças traz dois desenhos produzidos pelo jovem tefeense José Augusto C. de Oliveira, um da várzea e outro da terra-firme. O desenho também apresenta informações com as principais características biológicas de cada um desses ecossistemas amazônicos. Cada quebra-cabeça é composto por 35 peças e o material é gerido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Já o informativo, dedicado ao público infantil, traz informações, textos, imagens e um jogo especial sobre esse fascinante animal que é a onça-pintada e é um dos lançamentos do Instituto Mamirauá na EXPOT&C. A publicação foi produzida com recursos da Fundação Gordon and Betty Moore. A versão digital de “O Macaqueiro Kids – Onça-pintada” já está disponível para download em http://www.mamiraua.org.br/omacaqueirokids77.

SERVIÇO:

Livro “Protagonistas: relatos de conservação do Oeste da Amazônia”

Data: 19 de julho, às 17h

Local: EXPOT&C no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais

A versão digital da publicação já está disponível para download em www.mamiraua.org.br/protagonistas

Distribuição do quebra-cabeça e do “O Macaqueiro Kids – Onça-pintada”.

Período: 17 a 22 de julho, das 08h às 18h

Local: EXPOT&C no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais

A versão digital de “O Macaqueiro Kids – Onça-pintada” já está disponível para download em http://www.mamiraua.org.br/omacaqueirokids77

SOBRE O LIVRO

No primeiro capítulo, o leitor pode viajar pela Amazônia, suas principais características sociais e ambientais. Uma Amazônia que apresenta as faces de uma importante região, seus ecossistemas, suas florestas e suas paisagens. O item também discorre sobre a dinâmica das enchentes e das secas na região e a rica biodiversidade sobre uma floresta tropical úmida, além de sua influência no comportamento dos animais. Uma dinâmica que não para e sobre a qual a ciência não para de descobrir novas espécies, da fauna ou da flora. Esse capítulo foi escrito pelo engenheiro florestal Claudioney Guimarães, educador ambiental do Instituto Mamirauá.

No capítulo seguinte, o texto fala do processo de implementação do projeto “Mamirauá: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade em Unidades de Conservação”, chamado de BioREC. É um dos vários projetos que o Instituto Mamirauá vem desenvolvendo ao longo de quase 20 anos de atuação nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, em parceria com as comunidades locais. O projeto desenvolve ações de manejo florestal comunitário, manejo de agroecossistemas, educação ambiental, proteção ambiental e pesquisas em ecologia florestal, monitoramento e recursos florestais não madeireiros.

No capítulo três, os textos são descritos com base em um retrato, principalmente, das populações ribeirinhas da região do Médio Solimões, que se beneficiam ou executam parte das ações propostas. São 12 personagens, dentre moradores de unidades de conservação, além de pesquisadores e técnicos do Instituto Mamirauá. Esse capítulo foi escrito pela jornalista Eunice Venturi, assessora de comunicação do Instituto Mamirauá.

Em seu prefácio, a diretora de Manejo e Desenvolvimento do instituto Mamirauá, Isabel Soares de Sousa, avaliou o positivamente o resultado da publicação: “Não poderia deixar de destacar, também, o entusiasmo e a motivação demonstrados pela equipe técnica e pelas lideranças locais quando falam do trabalho e da importância da natureza para suas vidas. É contagiante, renova o ânimo para continuar na luta, pois os desafios continuam enormes”.

O JOGO DE QUEBRA-CABEÇA – APRENDENDO SOBRE A VÁRZEA E A TERRA-FIRME

O educador ambiental do Instituto Mamirauá, Claudioney Guimarães, explica que “os quebra-cabeças várzea e terra firme, desenvolvidos pelo Instituto Mamirauá, trazem algumas informações sobre os dois dos principais ecossistemas da região amazônica, esses representam uma parte significativa do Bioma Amazônia.  Esses jogos são importantes como materiais didáticos, porque colaboram para ao desenvolvimento de habilidades de forma interativa, ajudam a promover a capacidade de socialização e integração, o raciocínio lógico, e ainda facilitam a construção e compreensão de conceitos relacionados aos temas trabalhados”.

Fonte: Doizum Comunicações

Crédito: Marcelo Ismar Santana

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×