Domingo, 21 de julho de 2019

Home / NOTÍCIAS  / Baianos se encantam por Minas Gerais

Baianos se encantam por Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) recebeu na segunda quinzena do mês de julho uma equipe de jornalistas da TV ARATU, filiada ao SBT para gravar alguns episódios do programa Dendê na Mochila. O programa será transmitido em toda Bahia durante sua terceira temporada, prevista para setembro de 2017. Em abrangência nacional será possível acompanhar nas madrugadas no Jornal SBT Noticias e também pelo canal do Dendê na Mochila no YouTube.

A equipe visitou algumas regiões do Estado com o objetivo de apresentar aos telespectadores a diversificação do turismo mineiro. Os municípios selecionados para essa ação foram Alto Caparaó, Capitólio, São João Batista do Glória, Delfinópolis, Sacramento, São Roque de Minas e Vargem Bonita, além de pequenos distritos e vilarejos das regiões.

Para iniciar a expedição, o grupo começou pela região do Alto Caparaó com a indescritível subida ao Pico da Bandeira no Parque Nacional do Caparaó. O pico é o terceiro ponto mais alto do país possuindo 2.892 metros de altitude com uma trilha de em média 14 km (ida e volta). “Alcançar esse ponto é algo transformador, pois você percebe o quanto somos capazes” afirmou Sairo Guedes, guia local que acompanhou o grupo. Ainda no parque, foi possível conhecer o Vale Encantado através de uma fácil trilha onde se encontra vários poços para banho e belíssimas cachoeiras e piscinas naturais.

Ainda na região do Alto Caparaó, a equipe conheceu o Complexo da Cachoeira das Andorinhas que guarda uma beleza singular em suas cachoeiras e áreas de lazer de forma segura e organizada. A região também não poderia deixar de apresentar os cafés especiais, ganhadores de diversos prêmios estaduais e nacionais. Sendo assim, o grupo foi a Fazenda Ninho da Águia apreciar e conhecer as lavouras do café.

O roteiro seguiu em direção a Capitólio para mostrar as belezas do famoso “Mar de Minas”. O lago de Furnas foi criado na década de 1960 para instalação da Hidrelétrica de Furnas e possui canyons e cachoeiras de abrilhantar os olhos. A equipe embarcou em uma lancha e conheceu cada cantinho do lago, gerando lindas imagens. O conhecido Paraíso Perdido, localizado também na região de Capitólio, foi uma parada obrigatória para filmagem de suas quedas d’água.

Uma breve passagem na cervejaria artesanal da região mostrou aos baianos que Minas não é conhecida apenas pelas cachaças, mas também pelas cervejas artesanais. A cachoeira Maria Augusta fechou a região com chave de ouro devido às águas cristalinas e ambiente agradável.

Continuando pelos caminhos mineiros, a região da Canastra embalou a última semana da viagem. Iniciando por Sacramento, o grupo conheceu diversas pessoas com histórias para contar como Simone Fraga, artista da marchetaria e Zezinho, o poeta. A cachaça, claro, não poderia faltar. Na fazenda Boa Sorte, eles tiveram a oportunidade de degustar e conhecer a cachaça Batista.

 

O queijo mineiro, muito famoso na região e ganhador como melhor queijo do mundo no primeiro semestre deste ano na França, agradou os paladares de todo grupo. Na fazenda onde se produz o alimento, a equipe teve a oportunidade de conhecer toda a história da família e o modo de fazer da iguaria mineira.

Pé na estrada e hora de conhecer o Parque Nacional Serra da Canastra. Diversos atrativos conhecidos deixavam a equipe ansiosa. Cachoeira Casca D’Anta (parte alta e baixa), nascente do Rio São Francisco, garagem de pedra e Cachoeira do Fundão encantaram a todos. Um parque com uma grande extensão territorial, uma rica fauna e flora não decepcionou os olhares atentos do grupo. Matheus Boa Sorte, apresentador e diretor do programa, baiano e apaixonado pelo nordeste não conteve a emoção nos momentos vividos próximo ao Rio São Francisco. Na nascente a emoção aflorou “esse rio tem um significado muito importante na minha vida e na vida do povo nordestino. Ver ele assim, nascendo em solos mineiros aumenta minha história de amor com esse patrimônio que o Brasil tem” afirmou com olhos brilhantes.

Por fim, uma rápida parada em uma doceria na Serra para levar um pedacinho da doçura mineira para terras baianas. Nada melhor que um verdadeiro doce de leite para fechar uma viagem com alegria e gostinho de quero mais.

A ação foi realizada pela Secretaria de Turismo de Minas Gerais e teve o apoio dos Circuitos Pico da Bandeira e Nascente das Gerais, Rastro de Luz Turismo, Compadres Turismo, Maritaca Expeditions e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Fonte: SETUR – Imprensa

Crédito: Divulgação

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×