Quinta Feira, 18 de julho de 2019

Home / EDITORIAS  / Internacional  / 20 motivos para conhecer o Alentejo

20 motivos para conhecer o Alentejo

Conheça as principais razões para conhecer a maior região portuguesa

Quando escolhemos um destino para viajar procuramos por lugares diferentes, que nos proporcionem experiências únicas e memórias que ficarão guardadas para a vida toda. Decidir não é uma tarefa fácil, ainda mais com o mundo inteiro entre as opções.

O Alentejo, em Portugal, possui características únicas, belas paisagens, gastronomia incrível, vinhos premiados e povo hospitaleiro. Para ajudar os viajantes mais indecisos, separamos 20 motivos para escolher o Alentejo em sua próxima viagem.

1 – Paisagens bucólicas

Planícies que se estendem até perdermos de vista e que ao pôr do sol ganham tons de dourado. Um verdadeiro espetáculo efêmero da natureza. 

2 – Vinhos

Referência no enoturismo, o Alentejo é ideal para os amantes da bebida de Baco. São diversas herdades, vinícolas, adegas e, é claro, variedades quase infinitas de vinhos para se provar.

3 – Castelos imponentes

Grandes fortalezas espalhadas pela região atraem visitantes do mundo todo contando a impressionante história das batalhas épicas na antiguidade.

4 – Gastronomia sem igual

Carne de porco, carneiro, pães e temperos realçam o sabor dos pratos tradicionais. É impossível não se apaixonar pela personalidade forte da cozinha alentejana.

5 – Estrelas

Eleito um dos melhores lugares do mundo para se observar as estrelas e praticamente livre de poluição visual. O cenário ideal para explorar o cosmos. 

6 – Monumentos históricos

Construções medievais, como o Templo Romano, em Évora, impressionam turistas e dão um charme especial para os vilarejos.

7 – Hospedagens luxuosas

Aqui os hotéis são verdadeiros paraísos em meio ao campo ou cidade. Perfeitos para relaxar e descansar, seja à beira da piscina ou recebendo uma massagem num spa.

8 – Povo acolhedor

Não tem coisa melhor do que chegar em um lugar e ser bem recebido, e o povo alentejano sabe disso! Aqui o turista se sente parte da comunidade que os recebe com um sorriso no rosto.

9 – Charmosos vilarejos

Casinhas brancas e ruas estreitas de pedra. Essas são as características mais evidentes em quase todas as pequenas vilas alentejanas que parecem ter saído dos contos de fadas.

10 – Contato com a natureza

Repleto de parques naturais com diversas espécies de animais, os amantes da natureza podem explorar esses belos cenários a pé, de barco ou em um inesquecível passeio de balão. 

11 –  Praias paradisíacas

Águas com diversos tons de azul e areais dourados que se perdem de vista são lugares ideais para relaxar com a família ou amigos.

12 – Estradas

Trânsito? Stress? Aqui não. No Alentejo é possível curtir toda a região em uma incrível viagem de carro por excelentes estradas que cruzam as planícies. 

13 – 300 dias de sol por ano

A região também é conhecida por seu clima quente durante praticamente o ano inteiro. Abrir a janela e se deparar com o intenso brilho do sol já faz parte da rotina dos alentejanos.

14 – Cante Alentejano

Quando as vozes do povo alentejano se unem, o resultado são músicas que emocionam visitantes e moradores em um dos costumes mais tradicionais. 

15 – Artesanato

Parte fundamental da cultura local, é possível encontrar vasos de cerâmica decorados, peças de ferro forjado e os famosos chocalhos que se tornaram Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco.

16 – Lago Alqueva

O maior lago artificial da Europa possui diversas opções de lazer e esportes aquáticos, que atraem os aventureiros de plantão. 

17 – Aventura

E falando em aventura, no Alentejo é possível fazer trilhas emocionantes para superar os próprios limites, explorar os fabulosos vinhedos em um quadriciclo ou admirar as paisagens em um passeio de bicicleta.

18 – Arquitetura milenar

Do contemporâneo ao histórico, as construções repletas de detalhes sãopontos imprescindíveis para se admirar durante a viagem. 

19 – Museus

Preservar a história é um dos maiores orgulhos dos alentejanos. Seus museus contam com artefatos desde épocas pré-históricas e surpreendem os entusiastas com o passado da região.

20 – Festivais típicos

Ao longo do ano, ocorrem diversos eventos que celebram a cultura local. Como o Festival Islâmico, em Mértola, e o festival de música clássica Terras Sem Sombra.

 

Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de três títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×