Quarta Feira, 16 de outubro de 2019

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Aberta a 30ª edição do Encatho & Exprotel

Aberta a 30ª edição do Encatho & Exprotel

Na presença de autoridades, empresários, especialistas e profissionais da imprensa, o Diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti abriu oficialmente a 30ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho & Exprotel, que segue até o dia 11, no CentroSul, em Florianópolis. Mais uma vez, o evento que promove qualificação e capacitação para a hotelaria traz pertinentes discussões, neste ano, as tendências e novidades são abordadas com o intuito de tornar mais eficiente e competente a gestão de hotéis e meios de hospedagem.

Osmar José Vailatti destacou em seu discurso que o evento se constitui para a família hoteleira catarinense e levantou a reflexão sobre as mudanças no setor e onde a hotelaria quer chegar. “É um dever da entidade chamar a atenção dos empreendedores hoteleiros para o momento delicado que vive o setor, e para discutir o destino que devemos seguir. Onde estamos? Onde queremos chegar? Conscientes de que mudou, o hóspede mudou, a hotelaria mudou”, considera Osmar Vailatti.

Quebrando o protocolo, Vailatti homenageou o diretor da entidade e também consultor da ABIH-SC há mais de 30 anos, Marcos Hardt, bem como, a diretora de eventos da entidade, Lara Perdigão e as colaboradoras Juliana Bossi e Lucia Biazus, que tão brilhantemente estiveram à frente da organização do evento.

Quem também deixou sua mensagem foi o presidente da ABIH Nacional Dilson Jatahy Fonseca, que falou sobre a importância do evento para a hotelaria nacional, mencionando que o atual momento econômico não está favorável e que todas a iniciativas devem ser prestigiadas.  “O Encatho é um dos grandes encontros nacionais da hotelaria, uma referência no setor. Independentemente dos resultados desta edição, a organização já está de parabéns por realizar e deve comemorar”, afirmou o Dilson.

Para Leonel Pavan, Secretário de Turismo, Cultura e Esportes do Estado de Santa Catarina, o Encatho & Exprotel tem uma importância social e econômica muito grande, pois além de movimentar a economia, a renda que toda cadeia produtiva presente no evento promove fortalece, através dos impostos, investimentos na educação, saúde e segurança. Além disso, lembra que quase 13% do PIB de Santa Catarina vem do setor, por isso a importância de discutir e qualificar a hotelaria.

“As expectativas neste ano são grandes, tanto que o encontro de todos os secretários de turismo dos municípios catarinenses faz parte da programação do evento. Além disso, é uma ótima oportunidade para construir uma ideia para o turismo no Brasil, especialmente no sul do país, focada na união dos três estados para fortalecer o nosso projeto: “O Sul é Meu Destino”, comenta o Secretário de Turismo do Estado de Santa Catarina.

Após os discursos foram feitas prestadas as homenagens, Personalidade Feminina e Masculina no Turismo Edição 2017” o troféu “Maria Helena Petry Makowiecky”, foi concedido a  Marlene Palludo, fundadora do Itá Termas Resort e Spa, empresa na área de hotelaria e lazer, que neste ano expande suas atividades incorporando o Acqua Parque Itá Termas. Sua trajetória e suas valiosas contribuições para o desenvolvimento do turismo local, levaram Marlene a ser uma das convidada a participar do projeto “SC que dá certo” deste ano, expondo seu case de sucesso. Estes e muitos outros motivos também levaram a empresaria a ser um nome aprovado pela entidade para receber o prêmio desta edição do evento.

“Representa muito para mim receber esta homenagem, em meu nome e no de toda a equipe do Itá Termas. Estamos muito orgulhosos e lisonjeados de estar aqui, pois o ramo da hotelaria é sempre muito concorrido e exigente então ser um destaque é realmente motivo para orgulho. A ABIH-SC está de parabéns por realizar o trigésimo Encatho. O número tem seu valor, são trinta encontros que sempre nos trazem uma bagagem enorme sobre o nosso ramo”, ressalta Marlene.

Ivan Cascaes também recebeu honras na abertura do evento, reconhecido por lutar pelo turismo na serra catarinense ele ligado ao setor hoteleiro há muitos anos. Reativou o Serra Catarinense Convention e Visitors Bureau, que presidiu por quatro anos, além de ter sido conselheiro do Conselho Estadual de Turismo durante dois anos e meio, permanecendo na entidade após o período como presidente por mais dois anos. O proprietário do Hotel Rio do Rastro Eco Resort, Ivan Cascaes recebeu o troféu “João Eduardo Amaral Moritz”.

“É um orgulho muito grande receber tão significativa honraria desta grande entidade que é a ABIH-SC. Este é o reconhecimento de que estamos no caminho certo. Eu era construtor e achei que ser hoteleiro era algo fácil, hoje sei o quão difícil é empreender neste ramos, mas é muito gratificante trabalhar com a hospitalidade”, afirmou Cascaes.

Quem também recebeu homenagem foi o Secretário Estadual de Turismo, Cultura e Esportes, Leonel Pavan, pelo apoio ao desenvolvimento do turismo e da hotelaria em todas as esferas de sua atuação política – municipal, estadual e nacional.

Por fim, os expositores da Exprotel – Feira de Produtos e Serviços do Turismo e da Hotelaria, foram homenageados na pessoa do gerente de vendas da Harus, Maurício Garcia. Ele comenta que a feira é importante para os expositores devido ao sentido geográfico, pois a Exprotel é a feira de maior significado e força no sul do país, por isso a importância de sempre participar e procurar atender o mercado de todo o Brasil.

“A qualificação é a palavra principal do evento. Melhorias no atendimento, no serviço, nas novidades que os próprios expositores trazem para o meio hoteleiro. As facilidades e comodidades que isso vem a oferecer compõem todo o conforto que o cliente pode ter dentro de um quarto de hotel, desde a cama, até os amenities”, finaliza Maurício.

Após a solenidade de abertura e o corte da fita de acesso à Exprotel, o primeiro dia do Encontro Catarinense de Hoteleiros encerrou com visita aos estandes, coquetel e muita cerveja artesanal, uma parceria da ABIH-SC com o Caminho Cervejeiro da Grande Florianópolis, SEBRAE-SC e FAMPESC.

A partir de agora, iniciam oficialmente as atividades do maior evento do sul do país voltado para a hotelaria. A programação extensa conta com simpósio, fóruns, painéis e palestras, confira a programação completa no site.

As inscrições são gratuitas e permanecem disponíveis durante todo o evento, conforme a capacidade do evento. Faça sua inscrição aqui!

Fórum das Instituições de Ensino – 8h30 às 10h

O evento que reúne em um só lugar coordenadores e acadêmicos, e irá abordar o tema: “Os desafios da qualificação profissional no cenário atual”. Na ocasião estarão reunidos professores e coordenadores de diversos cursos do eixo tecnológico do turismo, lazer e hospitalidade do nosso Estado. O formato do evento será o de um painel com até 5 participantes, representantes das instituições de ensino, mediados pela Diretora de Capacitação da ABIH-SC, Prof. Carla Lopes.

 

8º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira – 09h às 17h

O evento ocorre em paralelo à programação do Encatho & Exprotel. Com o tema: “O que há de novidade e tendência na operação hoteleira”, reúne seis palestrantes e um case de sucesso – surpresa que finaliza a edição deste ano com chave de ouro. Em 2015 cerca de 500 profissionais do setor participaram do momento de capacitação, já em 2016 as vagas foram limitadas a 120 pessoas. Neste ano, mais uma vez, o momento de aperfeiçoamento da gestão hoteleira conta com assuntos variados e fundamentais para o sucesso da hotelaria nacional.

Momento Senac – 10h às 12h

O momento trata dos temas: “A importância dos indicadores de gestão para os meios de hospedagem” e “Oportunidades de qualificação para atuação no mercado”, com os palestrantes Eli Lopes da Silva e Rudney Raulino.

Painel: Terceirização na operação hoteleira – 14h às 15h30

A possibilidade da terceirização de atividades principais de hotéis é um assunto que não poderia faltar nesta edição do Encatho. Com tantas mudanças acontecendo todos os dias, conhecer e entender os pontos positivos e negativos para a operação hoteleira é fundamental, tendo em vista que este assunto pode alterar muito a forma de trabalho do setor.

Painel: Potenciais turísticos do sul do país – 18h às 20h

O Esforço integrado de uma iniciativa inédita capitaneada por Santa Catarina, o projeto “O Sul é meu destino” é tema do painel que aborda as questões referentes à união dos três estados do sul em defesa de uma campanha promocional nacional e internacional de divulgação dos roteiros turísticos integrados. A iniciativa foi abraçada pelo Ministério do Turismo e Embratur, e já é uma realidade. Com lançamento oficial previsto para o final deste mês em Santa Catarina, todos os detalhes do projeto estarão em discussão nesta quinta-feira no Encatho.

 

Exprotel

Além de muita qualificação, os visitantes podem contar com uma das principais vitrines para os fornecedores da hotelaria nacional apresentarem seus produtos para os empresários do setor na região Sul do país, a Feira de Produtos e Serviços para Hotelaria e Turismo – Exprotel Com 80 espaços distribuídos em dezenas de empresas, apresentando produtos e serviços destinados à toda cadeia produtiva do turismo, especialmente, a hotelaria, a feira funciona nos dias 10 e 11, das 13h às 20h. Aberta ao público, o local torna-se uma excelente oportunidade para quem deseja adquirir produtos a custos reduzidos, criar parcerias ou fazer networking. Entre as empresas as empresas estão Harus, Check-In, Onix, H-System, Desbravador, Tomberlin, Rentv, Dellart, Kuerten, GMM Móveis, Trussardi, Ecoflex, HMAX, Proquimia, Infraspeak, Agemed, Sesc/Senac, Infotickets, Wier, Preditiva, Saga Systems e Sistema Info.

A participação no evento é gratuita. As inscrições e a consulta a programação completa do Encatho & Exprotel você encontra no site www.encatho.com.br

Serviço:

O que: 30º Encatho & Exprotel

Onde: CentroSul

Quando: De 09 a 11 de agosto

Quanto: Gratuito

Informações e inscrições: www.encatho.com.br / 3222-8492

Fonte: Abih SC

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×