Sábado, 19 de outubro de 2019

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Queijaria atrai turistas para o sul de Minas

Queijaria atrai turistas para o sul de Minas

Minas Gerais é naturalmente encantadora com montanhas, picos, cachoeiras, rios, lagos e um clima maravilhoso! E quando a este cenário é acrescentado um cadinho de tempero e aceso o fogão à lenha a gastronomia mineira dá um show e atrai um grande número de turistas. No sul de Minas, a aproximadamente 500km de BH, 350km de São Paulo e 250km do Rio de Janeiro, a pequena Alagoa está ficando conhecida internacionalmente por uma iguaria deliciosa: o Queijo Artesanal Alagoa.

O feitio do queijo é tradicional e centenário. Todavia, recentemente o queijo tem extrapolado as montanhas da Mantiqueira, ultrapassado as fronteiras do Brasil, sobrevoado oceanos e pousado em solo europeu, na França, onde o Queijo Alagoa Grande da empresa Queijo d’Alagoa-MG ganhou medalha de Bronze no Mondial du Fromage, em Junho de 2017, através de uma viagem técnica proporcionada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – FAEMG.

Este destaque internacional deu mais força ao trabalho iniciado 2009, pelo empreendedor mineiro Osvaldo Filho, que é pioneiro na venda de queijo artesanal pela internet através da loja virtual (www.queijodalagoa.com.br).

Em 2014 a “Queijo d’Alagoa-MG” recebeu o prêmio MG Turismo por atrair turistas pra Alagoa. Em abril deste ano foi inaugurada a loja física, que se tornou parada obrigatória pra os turistas que visitam a cidade, sendo vitrine para produtos locais, regionais, mineiros e brasileiros.

Tanto o empreendimento virtual quanto o físico estão contribuindo para o desenvolvimento econômico-social da cidade que tem apenas 2.400 habitantes, pois os turistas são atraídos pelo queijo, fazem contato pelo site, recebem indicações das pousadas, fecham a reserva, viajam para o município, almoçam e jantam nos restaurantes, abastecem no posto de combustível e contribuem para movimentar a economia da cidade.

Como não bastasse este positivo impacto local, a “Queijo d’Alagoa-MG” está chamando a atenção do trade da região. Recentemente os proprietários da Pousada Morro Verde, instalada em Carvalhos MG na Estrada que liga Alagoa x Bocaina de Minas, procuraram Osvaldo Filho para que ele divulgasse para seus seguidores e clientes a pousada, que só tem acesso 4×4.

A Unique Cafés, de São Lourenço, é outra empresa que solicitou o apoio da “Queijo d’Alagoa-MG” no desenvolvimento de uma receita com o Queijo Alagoa para ser servida na cafeteria durante o Festival Degusta, que agita o Circuito das Águas em Setembro.

Luiz Fernando Moraes, esposa e filho, saíram de Aracaju-SE para conhecer Alagoa: “Comprei o queijo pela internet, comi, adorei, fui a Alagoa, me hospedei na Pousada Casarão. Ótima recepção, fui nas cachoeiras com guia local,  conheci a loja do Osvaldinho, e até joguei na lotérica, só não ganhei na mega! A viagem foi top! Alagoa é linda!” relata Moraes.

De Santos/SP, Carmem Maria Lorenzo relata: “Saímos de Santos-SP e fomos conhecer Alagoa-MG. Compramos queijos e geleias na loja do Osvaldinho e por sorte ainda conhecemos ele, que é uma simpatia em pessoa!”.

Manoel de Souza, da cidade de Varginha, viajou com a esposa e o filho, que é de Belo Horizonte: Estivemos em Alagoa. Nos hospedamos na Pousada Fazenda Corguinho. Meu filho comprou um queijo e levou para seus amigos degustarem onde trabalha em BH. Acabou no mesmo dia! A turma dele fez pedidos pelo site. Gostamos da loja e fomos bem atendidos!” relata Souza.

 

Para os leitores que ficaram com água na boca para degustar o queijo artesanal Alagoa, em diferentes tamanhos e estágios de maturação, com azeites da Mantiqueira e geleias deliciosas, anotem aí o endereço: a loja QUEIJO D’ALAGOA-MG fica na Rua José Luiz de Siqueira, 352, Centro de Alagoa-MG. E pra quem é ansioso e quer logo provar o queijo, acesse a loja virtual:www.queijodalagoa.com.br

 

 

Fonte: Queijo D’Alagoa

Crédito: Divulgação/Queijo D’Alagoa

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×