Terça Feira, 21 de janeiro de 2020

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Casa Fiat de Cultura traz o Grupo Vocal Coro de Cobras

Casa Fiat de Cultura traz o Grupo Vocal Coro de Cobras

Música na Capela relembra grandes compositores Brasileiros

No dia 17 de setembro, a Casa Fiat de Cultura traz o Grupo Vocal Coro de Cobras para participar do programa Música na Capela com repertório inteiramente nacional, passando por consagrados compositores de samba, bossa nova e música popular brasileira. Com regência de Hudson Brasil, a apresentação acontece na Capela de Santana, localizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura, das 11h às 12h. Há dois anos, o programa contribui para a formação musical do público através de apresentações mensais de experientes corais, sempre aos domingos. Todos os concertos têm entrada gratuita, com espaço sujeito a lotação (80 lugares).

Grandes nomes da música brasileira serão lembrados na apresentação do Grupo Vocal Coro de Cobras. Do samba, Noel Rosa, com Tarzan, o filho do alfaiate, e Ary Barroso, com Inquietação. Da bossa nova, Vinicius de Moraes, que contribuiu para a composição de Anoiteceu. E da música popular brasileira, Chico Buarque, com Chão de Esmeralda e Injuriado. A apresentação dos cantores será dividida em duas partes, e o intervalo entre elas contará com leve música instrumental. Algumas interpretações serão feitas no formato medley, no qual duas composições são misturadas, harmoniosamente, dentro de uma única música.

Iniciado em 2015, o Música na Capela busca ampliar o conhecimento e a formação musical do público, com apresentações gratuitas de experientes músicos e repertório que inclui composições eruditas e populares. A atmosfera intimista e a excelente acústica da Capela de Santana completam a experiência que encanta espectadores de todas as gerações. As próximas apresentações serão nos dias 22 de outubro (Coral Musicanto) e 12 de novembro (Grupo de Câmara Sesi).

O programa Música na Capela é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura, com patrocínio de Fiat, Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, CNH Industrial Capital, New Holland Construction e Banco Safra, e apoio do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal.

 

Maestro Hudson Brasil

 Hudson Brasil é regente, compositor, arranjador e instrumentista. O maestro estudou Técnica Vocal com Eládio Perez Gonzalez, Harmonia com Hans-Joachin Koellreutter e Composição com Cristóvão Bastos. Dirigiu diversos corais e grupos vocais no Brasil e no exterior, tendo representado o país na Itália, no Festival de Jazz Susa Open Music Festival, como solista do grupo de Choro Brasil com S. Além disso, Hudson é diretor e professor da Brasil com S Escola de Choro e MPB, idealizador do Festival Choro Novo e, há 12 anos, regente do grupo vocal Coro de Cobras.

Grupo Vocal Coro de Cobras

 Criado em 2005, sob regência do maestro Hudson Brasil, o grupo vocal Coro de Cobras é formado por profissionais liberais de várias áreas que se dedicam à música. O coral apresenta um repertório de música brasileira genuína, de autores como Chico Buarque, Paulo César Pinheiro, Pixinguinha, Guinga, Tom Jobim, entre outros. O grupo já se apresentou em várias cidades mineiras, como Belo Horizonte, Ouro Preto e Mariana, e participou de três edições do Festival Internacional de Corais.

Casa Fiat de Cultura

Há 11 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, mais de 30 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. Da grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin e Tarsila do Amaral, a artistas que despontam no cenário da arte contemporânea, sua programação é diversificada e gratuita, contemplando públicos de todas as idades e classes sociais Sempre com mostras inéditas, a instituição, mantida pelas empresas do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e CNH Industrial, desenvolve um Programa Educativo que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em atividades educativas, em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo.

Cerca de 2 milhões de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura e mais de 300 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura tornou-se referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências memoráveis ao público.

 

SERVIÇO

 Música na Capela na Casa Fiat de Cultura

Local: Capela de Santana

Data: 17 de setembro de 2017 (domingo)

Horário: 11h às 12h

Grupo Vocal Coro de Cobras

Maestro Hudson Brasil

 

Entrada Gratuita

Espaço sujeito à lotação (80 lugares)

 

 

Programa

Medley: Estrela (Vitor Ramil) &

Na volta que o mundo dá (Vicente Barreto e Paulo César Pinheiro)

 

Anoiteceu (Francis Hime e Vinicius de Moraes)

Última forma (Baden Powell e Paulo César Pinheiro)

Inquietação (Ary Barroso)

Corsário (João Bosco e Aldir Blanc)

 

Instrumental

 Medley: Chão de Esmeralda (Chico Buarque e Hermínio Bello de Carvalho) &

Injuriado (Chico Buarque)

 

Tarzan, o filho do alfaiate (Noel Rosa e Vadico)

Olhos sentimentais (Eduardo Gudin e Paulo César Pinheiro)

De onde é que vem o samba (Luciana Rabello e Paulo César Pinheiro)

 

Casa Fiat de Cultura

Circuito Liberdade

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

 

Fonte: Personal Press

Crédito: Divulgação/Casa Fiat de Cultura.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×