Quinta Feira, 18 de julho de 2019

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Instituto Histórico e Geográfico de Viçosa

Instituto Histórico e Geográfico de Viçosa

Posse dos novos membros

O ativista social José Geraldo de Souza Castro, 60, presidente do Lions Clube de Viçosa – MG e seus irmãos Francisco Assis de Souza Castro e Vicente de Paula de Souza Castro receberam, junto a outras personalidades, o título de “Associado-Fundador” do Instituto Histórico e Geográfico de Viçosa (IHGV) em solenidade realizada na  última quinta-feira , 21, no Salão Nobre do Centro Administrativo Municipal Prefeito Antônio Chequer, antigo Colégio de Viçosa

No mesmo evento foram prestadas homenagens especiais e exibidos vídeo-documentários históricos, como parte do programa oficial da Semana da Municipalidade sendo também prestada um tributo ao inolvidável intelectual mineiro, viçosense, Prof. Arduíno Fontes Malaquias Bolivar, cujo nome denomina o recinto que abrigou o evento do IHGV.

Na ocasião, já doado pela Universidade Federal de Viçosa -UFV, foi oficializada a entrega do violino do Maestro Adson Bicalho ao prefeito municipal Ângelo Chequer para que o mesmo passe a fazer parte do acervo cultural da Prefeitura Municipal (Departamento de Patrimônio Histórico), seguindo-se sarau.

A corporação musical Lira Santa Rita e Orquestra de Câmara fizeram apresentações especiais.

A criação do IHGV nasceu, em setembro de 2016, de uma conversa informal entre cinco amigos preocupados com o resgate da história do município de Viçosa: Antônio Brant, José Luiz Lopes Gomes, José Mário da Silva Rangel e os irmãos José Castro (Zé do Pedal) e Vicente de Paula de Souza Castro.

A partir dali, foram feitos contatos com intelectuais da sociedade viçosense que incorporaram a ideia e começaram a trabalhar para sua criação visando o resgate e conservação da história local e valorização dos fatos e marcos geográficos.

Para o ativista, “o resgate de nossa história, das tradições e de nossa geografia busca alicerçar e construir nossa identidade como povo. Queremos não apenas contar nossa própria história: Queremos escrevê-la para as futuras gerações”.

 

Fonte: Instituto Histórico e Geográfico de Viçosa

Fotos – Quirino (Descubrame)

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×