Quarta Feira, 13 de novembro de 2019

Home / NOTÍCIAS  / Outubro Rosa movimenta Hospital da Baleia

Outubro Rosa movimenta Hospital da Baleia

Campanha intensificada neste mês destaca a relevância dos cuidados diários com a saúde. Cursos de amarração de lenços e de automaquiagem são oferecidos às pacientes

Com foco na saúde da mulher, a campanha mundial ‘Outubro Rosa’ há quase 2 décadas destaca a importância do rastreamento e do diagnóstico precoce do câncer de mama, desmistificando alguns mitos sobre a doença. O movimento alerta também para a necessidade das mulheres conhecerem suas mamas e ficarem atentas a qualquer mudança. No Hospital da Baleia, esse trabalho de conscientização é realizado nos 12 meses do ano, sempre com foco nos hábitos saudáveis e no autocuidado.

 

A coordenadora da Clínica de Mastologia do Hospital da Baleia, dra. Cláudia Márcia Silva, explica que esses cuidados diários com a saúde são fundamentais na prevenção do câncer, inclusive o de mama: “alguns tipos da doença podem ser evitados com alimentação e hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos. No entanto, existe o tipo de câncer que é hereditário. Para estes casos, o diagnóstico precoce e a busca pelo tratamento na fase inicial colaboram para o aumento das chances de cura e a retomada de vida normal da paciente”.

Outras ações do Hospital da Baleia para comemorar o ‘Outubro Rosa’ estão relacionadas à autoestima das pacientes em tratamento oncológico na instituição. No dia 9 de outubro, às 9 horas, o ‘Grupo Amar é Simples’ fará uma oficina para ensinar as pacientes diversas formas de amarração lenço na cabeça. Já nos dias 10 e 31 de outubro (das 9 às 11 horas e das 12 às 14 horas), elas participarão de um curso de automaquiagem oferecido pelo projeto ‘De bem com você’. Promovido pelo Instituto Abihpec – braço social da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético (Abihpec) – o projeto foi criado nos Estados Unidos e tem como foco a humanização dos atendimentos e o bem-estar das mulheres, que enquanto fazem o tratamento também aprendem que o cuidado é o primeiro passo para a recuperação da saúde. Também no dia 10/10 as pacientes oncológicas serão presenteadas com pulseiras criadas pelo design de joias Sérgio Amâncio.

 

HOSPITAL DA BALEIA

É uma instituição filantrópica com 73 anos de história pautada no atendimento humanizado e na excelência na prestação dos serviços de saúde. Cerca de 85% dos atendimentos feitos no hospital são para pacientes do SUS vindos de mais de 80% dos municípios mineiros. A instituição é referência estadual em Oncologia Adulta e Pediátrica. Entre agosto de 2016 e 2017, foram realizadas mais de 4.500 sessões de quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia em pacientes com câncer de mama, além de mais de 900 exames de mamografia, cerca de 50 mastectomias e 20 cirurgias de reconstrução de mama.

 

Fonte: Árvore Gestão de Relacionamento

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×