Quinta Feira, 14 de novembro de 2019

Home / NOTÍCIAS  / Vozes do Interior – I Mostra de Música Sul-Mineira em BH

Vozes do Interior – I Mostra de Música Sul-Mineira em BH

"Vozes do Interior" mostra a riqueza musical do sul do estado dia 18 de outubro no Palácio das Artes em BH com nomes como Sergio Santos

sala Juvenal Dias do Palácio das Artes recebe no dia 18 de outubro (quarta) o espetáculo “Vozes do Interior” – Mostra de Música Sul-Mineira. A apresentação traz um panorama da rica cena autoral da região, com artistas de diferentes gerações e linguagens. O show será precedido por exibição do documentário “Falsete” (a partir das 18h), que entrevista compositores, instrumentistas e cantores da região. A invasão sul mineira na capital ainda conta com duas apresentações em casas noturnas da cidade – no Bar do Museu Clube da Esquina, em Santa Tereza, no dia 19 (quinta), e no InCanto Bistrô, no dia 20 (sexta), no bairro Sagrada Família.

O projeto conta patrocínio da CEMIG, CODEMIG e Governo de Minas Gerais, com apoio da Rede Minas, Rádio Inconfidência e Fundação Clóvis Salgado

A mostra apresenta artistas de diferentes gerações e cidades do sul de Minas, revelando a pluralidade do cancioneiro contemporâneo da região a partir de influências diversas. A primeira edição do projeto conta com os seguintes nomes: Sergio Santos (Varginha), Wolf Borges e Jucilene Buosi (Poços de Caldas), Casquídeo (Alfenas), Clayton Prósperi (Três Pontas), Ismael Tiso (Três Pontas), Omar Fontes(Itajubá), Raimundo Andrade (Varginha), Rafael Toledo (Pouso Alegre) e Tutuca (Alfenas). O formato do show trará apresentações de cada artista, que após a performance individual (ou em pequenas formações) convidará a atração seguinte promovendo uma transição musical no palco. O espetáculo terá como banda de apoio o violonista Deivid Santos e o baterista e percussionista Eduardo Sueitt, jovens instrumentistas de destaque na cena contemporânea local.

 

Sul de Minas e a cena contemporânea

A região sul do estado possui uma rica tradição musical, gestada pela forte influência da cultura popular nas cidades interioranas, assim como por movimentos e artistas de renome nacional e internacional oriundos do sul, como Milton Nascimento e Wagner Tiso (Três Pontas). A marca do Clube da Esquina é clara no trabalho autoral de convidados da mostra como o pianista Clayton Prósperi, o violonista Ismael Tiso e o cantor e baixista Tutuca (integrantes do grupo Compasso Lunnar). Elementos do congado e reisado, por sua vez, atravessam a música de Raimundo Andrade. A cena contemporânea da região, no entanto, mostra-se difícil de rotulações, num caldeirão musical que absorve influências da MPB, do jazz e pop, traduzidas na inventividade e refinamento de compositores como Wolf Borges, Omar Fontes, Rafael Toledo e Casquídeo, além do viés erudito da cantora Jucilene Buosi.

Com duas diferentes gerações e perfis que vão do estudo acadêmico e docência em conservatórios à vivência intensa da música em diferentes espaços, o espetáculo “Vozes do Interior” apresenta artistas cujas trajetórias se cruzam em parcerias, projetos comuns, prêmios em festivais e, sobretudo, fortes amizades construídas em torno da paixão pela música e pela poesia. É assim que elementos nacionais e locais, mineiridade, religiosidade, misticismo e experimentalismo musical se confluem na produção destes cantautores que se apresentam no Palácio das Artes. O show ainda terá o privilégio de contar com Sergio Santos, artista natural de Varginha e que ganhou o mundo desde sua aparição na cena nacional na década de 1980.

 

Documentário e programação paralela

Os shows serão precedidos por exibição de “Falstete” (2016), dirigido por Rodrigo Infante, primeiro documentário sobre a música do Sul de Minas, com saborosos bate-papos conduzidos pela cantora Jucilene Buosi, investigando vida, obra e influências de artistas da região, alguns deles presentes no espetáculo “Vozes do Interior”. Outros já saudosos entrevistados no filme, como Fernando Brant, nascido em Caldas, no que talvez seja seu último depoimento.

A invasão sul-mineira à capital ainda contará com apresentações em casas noturnas da cidade que abrigam a boa música mineira, como o Museu Clube da Esquina – onde as apresentações serão pontuadas por canções do movimento musical -, no dia 19 de outubro (quinta), e no Bistrô InCanto, no dia 20 (sexta), charmoso quintal musical localizado no bairro Sagrada Família.

 

Serviço

“Vozes do Interior” – Mostra de Música Sul-Mineira e exibição do filme “Falsete”

Quando: 18 de outubro (quarta), 18h (exibição do documentário “Falsete”) e 20h (show)

Onde: Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro)

Quanto: R$ 5

Vendas: no local

Vendas online: www.ingressorapido.com.br

Classificação: livre

Lotação: 176 lugares

Mais informações: (31) 3236-7400

 

Fonte: João Marcos Veiga

Foto: Divulgação

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×