Segunda Feira, 09 de dezembro de 2019

Home / NOTÍCIAS  / Setor de turismo ‘se rende’ à tecnologia e cresce apesar da crise

Setor de turismo ‘se rende’ à tecnologia e cresce apesar da crise

Conheça as melhorias de tecnologia que estão impulsionando um mercado que expandiu 10%, mesmo em tempos de recessão econômica

O mercado de turismo é um dos poucos que, mesmo diante da crise econômica, conseguiu atingir uma boa porcentagem de crescimento. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), apenas no segundo semestre de 2017 o setor cresceu 10,1%.

Um dos recursos que ajuda a manter esse mercado aquecido é a tecnologia. O especialista em transformação digital, Fabio Camara, CEO da FCamara (www.fcamara.com.br/) – empresa brasileira que transforma problemas de TI em soluções inovadoras – listou as 4 principais melhorias em tecnologia, utilizadas por grandes players do mercado, que estão impulsionando os negócios. Confira:

Implementação de plataformas CRM

O relacionamento com o cliente é um dos aspectos principais para otimizar as vendas em turismo, uma vez que é considerado um diferencial na decisão de compra. A implementação de plataformas CRM (Costumer Relationship Management) é a aposta para facilitar a gestão de relacionamento com o consumidor, pois permite automatizar os processos de pós-venda, por exemplo. O uso dessa plataforma melhora a aplicação das estratégias, o que se reflete nos lucros.

Integração entre sistemas e plataformas

Outra prática comum no setor de turismo é a venda em multiplataformas. O que aumenta o número de transações, ao mesmo tempo, também pode trazer prejuízos financeiros. A integração entre o sistema da empresa e as outras plataformas de venda é a aposta para evitar dores de cabeça com falhas nas informações sobre o serviço, atualizações sobre o pacote, preços, entre outros.

Sistemas internos mais rápidos e eficazes

A lentidão de sistemas internos ocasiona a perda de vendas e demanda mais investimento de tempo dos funcionários. Por este motivo, as empresas estão investindo em equipes de TI para realizar melhorias e tornar os sistemas internos mais rápidos e eficazes.

Melhorar a experiência de compra

Transformar problemas do negócio em produtos é uma saída que, além de trazer inovação para a empresa, aumenta o leque de serviços oferecidos. “Já desenvolvemos para grandes players do segmento produtos para melhorar a experiência de compra e aumentar o ticket médio, como guias de viagem e plataformas para otimizar a venda de atrações, como ingressos e passeios. A vantagem desse tipo de solução é que transformamos um problema de venda em apps e plataformas que ajudam o cliente a comprar melhor”, explica Camara.

Os produtos são desenvolvidos por meio da prática de atuação chamada Orange Teams, criada pela FCamara. Os problemas apontados pela empresa de turismo são analisados pelo time de TI, passando pelos processos de ideação, construção e aplicação de Growth Hacking no produto gerado como resultado final. O método aumenta em 66% as chances de sucesso desse tipo de projeto.

 

Sobre a FCamara

A FCamara (http://www.fcamara.com.br/) é uma empresa brasileira especializada em promover transformação digital por meio da criação de plataformas e aplicativos. Dos 10 maiores e-commerces brasileiros, 8 são clientes FCamara.Atuando por meio de um modelo exclusivo chamado HPT (High Performance Team), que opera desde o entendimento do problema ao desenvolvimento e aprimoramento do produto – inovando ao aplicar o Growth Hacking ao Produto, a empresa é conhecida no mercado como o “Bope do TI”. A FCamara é ainda reconhecida nacionalmente pelo programa de formação de novos talentos – que une coaching filosófico e treinamento técnico para formar um time de alta performance.

 

 

Fonte: Agência NoAr

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×