Quarta Feira, 16 de outubro de 2019

Home / NOTÍCIAS  / Fraudes da Black Friday e seis maneiras de se proteger

Fraudes da Black Friday e seis maneiras de se proteger

A Black Friday e Cyber Monday já estão chegando e isso significa apenas uma coisa: ofertas, ofertas e mais ofertas! É interessante como a tendência mudou nos últimos anos, foi de longas filas durante a noite, em centros comerciais, com pessoas tentando realizar ‘a compra de suas vidas’, para as compras também no universo on-line. No entanto, isso significa que os golpistas vão querer se aproveitar do maior evento de compras do ano e enganar compradores desatentos.

“Felizmente, com algumas precauções, as pessoas podem minimizar as chances de ser a próxima vítima destes cibercriminosos. Há uma série de detalhes e dicas que podem ser essenciais no momento de efetuar uma compra com segurança”, afirma Sérgio Muniz, Diretor Comercial para Enterprise e Cybersecurity da Gemalto. “Nunca clique em um link suspeito. Os golpistas podem enviar e-mails com links promocionais, que parecem ser de uma loja legítima, no entanto, esta pode ser uma tentativa de chamar a atenção dos consumidores e fazê-los clicar em um link que vai direcioná-los ao malware. Se os links parecerem suspeitos ou se o comprador não tiver certeza da origem do e-mail, não abra. É melhor ir diretamente ao site do lojista para checar a oferta”, orienta Muniz.

O executivo salienta que também é preciso ter cuidado com os e-mails de phishing, que são projetados para parecer que foram enviados de uma empresa confiável, como o banco ou varejista que o internauta está acostumado a se relacionar e comprar. “Eles pedirão que você verifique seus dados cadastrais, mas fique atento ao remetente da mensagem”, alerta Muniz.

É importante que o consumidor certifique-se de que o site de compras é seguro. “Uma regra essencial para compras pela internet é verificar se está em uma página segura, checando se a URL do site (ou endereço internet) começa com http. Se for apenas http, o site em questão pode não ser verdadeiro, mas independente disso os dados de pagamento vão trafegar por uma via totalmente desprotegida, sujeita a fraude futuramente. Se não começar assim, o site em questão pode não ser verdadeiro”, explica o Diretor Comercial.

Outra dica importante, destacada por Muniz, é evitar usar wi-fi público, pois os criminosos da internet sabem driblar um wi-fi que não é seguro para obter acesso às informações que foram enviadas por meio desta rede. “É melhor reter alguns dados para se certificar de que as informações financeiras estão seguras do que fazer um login em uma rede pública para comprar a última barganha da internet”, comenta ele. “Use um cartão de crédito ou faça compras por meio do Apple Pay, Samsung Pay ou do Android Pay. Os cartões de crédito oferecem proteção ao consumidor se algo der errado em uma compra. Soluções de pagamentos móveis também são boas para usar, pois combinam biometria com outras medidas de segurança digital, certificando-se de que seus dados estão seguros”, completa Sérgio Muniz.

Por fim, se não houver um segundo fator de autenticação como um token (físico, mobile, sms) ou biometria, e o acesso através de usuário e senha for inevitável, evite guardar os dados de seu cartão naquele site para compras futuras. O executivo também recomenda o uso de senhas complexas para acessar lojas on-line. “Ter senhas fortes e seguras é essencial para manter a identidade e contas on-line bem longe dos hackers”, declara o Diretor Comercial. “Essas práticas de segurança devem ser seguidas ao longo do ano, mas é fundamental coloca-las em prática durante a temporada de compras na época de festas, quando os criminosos cibernéticos aumentam suas tentativas de roubo de identidade on-line ou de infectar os sistemas com malware. É fácil ficar preso na ansiedade de pesquisar o melhor negócio na internet ou tentar completar sua lista de compras no último minuto. Portanto, seja cuidadoso para se proteger nesta época de compras”, finaliza Sérgio Muniz.

 

Fonte: Tamer Comunicação

 

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×