Terça Feira, 20 de novembro de 2018

Home / EDITORIAS  / Nacional  / Festival Fartura – Comidas do Brasil reúne mais de 6 mil pessoas em Fortaleza

Festival Fartura – Comidas do Brasil reúne mais de 6 mil pessoas em Fortaleza

Em sua terceira edição na cidade, evento levou mais de 70 atrações para a capital cearense e contou com nomes como Lia Quinderé, Leo Gonçalves e Felipe Oliveira

O Festival Fartura – Comidas do Brasil encerrou o calendário de 2017 em Fortaleza e  atraiu mais de 6 mil pessoas para o Iate Clube de Fortaleza no último fim de semana. Com mais de 70 atrações gastronômicas, vindas de 12 Estados brasileiros, o evento reuniu chefs, produtores e profissionais da gastronomia nos dias 25 e 26 de novembro em um agradável espaço à beira-mar. Foram cerca de 10 mil pratos vendidos durante os dois dias e mais de 4 toneladas de ingredientes utilizados no preparo das receitas, que estiveram dispostas em seis áreas gastronômicas.

No Espaço Chefs e Restaurantes, o caranguejo na quenga, da chef Van Régia (Culinária da Van, Fortaleza – CE), e os topopos de atum com maionese de wasabi e salada de algas, do chef Flávio Miyamura, de São Paulo, ganharam o paladar do público. Estiveram, ainda neste espaço, os chefs Felipe Oliveira (Tragaluz, Tiradentes -MG), Fabricio Lemos (Origem, Salvador – BA), Carlos Bertolazzi (Zena Caffè, São Paulo – SP), Leo Gonçalves (O Mar Menino, Fortaleza – CE), Bia Araújo (Biá, Fortaleza – CE) e Marco Gil (Quintal Restaurante, Fortaleza – CE) serviram seus pratos para que os participantes provassem o melhor da gastronomia.

Já Lia Quinderé (Sucré Patisserie, Fortaleza – CE), Daniel Arruda (Bullter Hot Dog, Fortaleza – CE), Lucas Donadel (Donadel Burger Shop, Fortaleza – CE), Nicole Benevenides (Hortalícia, Fortaleza – CE), Pablo Oazen (Garagem Gastrobar, Belo Horizonte – MG), Onildo Rocha (Cozinha Roccia, João Pessoa – PB), Rita de Medeiros (Sorbê, Brasília – DF) e Pedro Siqueira (Puro Restaurante, Rio de Janeiro – RJ) ofereceram suas delícias no Espaço Petiscos, Lanches e Doces.

Ainda participaram do festival, no espaço de Cozinha ao Vivo, chefs convidados como Carlos Kristensen (Hashi, Porto Alegre – RS), que fez arroz caldoso de costela, Marcio Santoro (Albano’s, Belo Horizonte – MG), com feijão tropeiro, Ivo Faria (Vecchio Sogno, Belo Horizonte – MG), com canjica cremosa com salteado de filet de sol, Pedro Emílio (Fortaleza, CE), com arroz de caju com curry alencarino, e muitos outros.

No Espaço Conhecimento Senac, o público ouviu histórias e iniciativas de diversos profissionais da gastronomia, como Kadma Marques, Adriana Lucena, Solange e Morubixaba Batista, Eduardo Girão e os chefs Pablo Oazen, Diego Freire, Timóteo Domingos e Nilza Mendonça.

Já no Interativo Senac, o público colocou a mão na massa orientados por chefs como Eduardo Sisi, que apresentou o suíno da terra, Ivan Prado, que ensinou o Peixe com Caju, Leo Gonçalves com carne de sol cearense e Fred Jayme, que serviu ceviches veganos.

Além da programação gastronômica, cuja curadoria nacional foi assinada pela jornalista Luiza Fecarotta e a curadoria local pela chef confeiteira Lia Quinderé, o Fartura também contou com shows de Chambinho, Brascuba, Orquestra Popular do Nordeste, Mimi Rocha, Adelson Viana, Elas cantam Belchior, Aldo Sena, entre outros, e intervenções cênicas.

O Fartura – Comidas do Brasil inicia o calendário 2018 de festivais  em Belém, onde estará pela primeira vez, nos dias 27 e 28 de janeiro, na Estação das Docas.

   

SOBRE O FARTURA – COMIDAS DO BRASIL

Fartura – Comidas do Brasil é uma das principais plataformas de gastronomia do país.  Nascida a partir Festival de Tiradentes, que em 2017 completou 20 anos, a plataforma tem como objetivo a valorização da gastronomia nacional, criando conexões entre ingredientes, receitas, produtores, mercados, chefs e restaurantes através de pesquisas e viagens pelo país.

A base da plataforma é o conteúdo garimpado durante a Expedição Fartura, viagem que mapeia nossas diversas cadeias produtivas. A equipe do Fartura está na estrada desde 2012, conhecendo as receitas, as histórias e as cozinhas mais acolhedoras do país. Ao longo desses anos, a plataforma percorreu todos os estados brasileiros, passando por 208 municípios e rodando quase 100 mil quilômetros. Posteriormente, todo o material produzido é divulgado em livros, documentários e programas de rádio, além dos eventos realizados ao longo ano. Esse conteúdo é ainda disponibilizado no Portal Fartura, lançado em 2017, trazendo receitas, histórias e personagens dos quatro cantos do Brasil.

Nos Festivais Fartura Comidas do Brasil São Paulo, Tiradentes, Fortaleza, Belo Horizonte, Fartura Kids (Belo Horizonte), Lisboa e Porto Alegre o público se conecta com música boa, diversão e experiências gastronômicas com chefs, produtos e produtores de todo o Brasil pesquisados na Expedição. Através dos pratos e suas respectivas receitas, o público tem acesso também aos ingredientes e às histórias de múltiplos personagens da gastronomia brasileira.

Em 2017, os resultados dos festivais foram:

+65 mil pessoas

+160 atrações culturais

+ 400 atrações gastronômicas

+ 850 profissionais da gastronomia

+30 toneladas de alimento servidos

    

 

Fonte: TAO PR

Créditos: Igor Barbosa

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×