Terça Feira, 22 de outubro de 2019

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Festejos do Reinado do Rosário envolvem Ouro Preto

Festejos do Reinado do Rosário envolvem Ouro Preto

Manifestação da cultura popular resgata memória de luta e resistência das comunidades negras

Grupos de congados, guardas de moçambique, marujadas e caboclos têm encontro marcado em Ouro Preto no próximo domingo (14). Na ocasião, a cidade recebe mais uma edição dos festejos de Reinado de Rosário, manifestação da cultura popular que encanta a comunidade há várias gerações. Cortejos, congados, missa festiva e descendimento de mastros preenchem a programação ao longo de todo o dia.

Preservar as seculares tradições festivas e religiosas de Ouro Preto é algo fundamental, e por isso as comunidades dos bairros Alto da Cruz, Padre Faria e Piedade, junto com a Associação Amigos do Reinado, Paroquia de Santa Efigênia, Irmandade Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, juntam esforços em prol da revitalização da Festividade do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Ifigênia do Alto da Cruz “A Fé que canta e Dança” , também conhecida como Festa da Coroação de Chico Rei, criador do congado em Vila Rica e em Minas Gerais nos idos de 1821.

As festividades haviam perdido sua força, mas graças à mobilização da Associação dos Amigos do Reinado, desde 2008 os festejos do Reinado de Rosário de Ouro Preto se robusteceram. “Nossa principal intenção é resguardar a memória de luta e resistência do negro, tudo isso dialogando com a questão da fé também”, informa Kedison Guimarães, capitão da guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.

Participam dos festejos vários grupos de congados, guardas de moçambique, marujadas, caboclos, dentre outras manifestações de diversas regiões de Minas Gerais. A previsão é que cerca de 3 mil pessoas participem do evento, realizado pela Associação dos Amigos do Reinado em conjunto com a Prefeitura de Ouro Preto, através das Secretarias de Cultura e Patrimônio e de Turismo, Indústria e Comércio.

 

  

 

PROGRAMAÇÃO

5h

Alvorada Saída da Escola Desembargador Horácio Andrade em direção à Igreja de Santa Efigênia.

8h

Chegada das Guardas Visitantes.

 

9h

Saída do cortejo da Capela do Padre Faria em direção à Mina do Chico Rei, buscar o o Reinado Congo de Ouro Preto.

 

12h

Benção aos Congadeiros de Ouro Preto e ás Guardas Visitantes.

 

12h30

Cortejo com as imagens de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito.

 

15h

Missa Festiva com a participação dos Conagdos.

 

16h

Descendimento dos mastros e encerramento.

 

Fonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais

Crédito: José Eduardo Carvalho Monte

 

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×