Segunda Feira, 16 de julho de 2018

Home / DESTAQUES DA EDIÇÃO IMPRESSA  / Instituto Ester Assumpção é referência em inclusão social

Instituto Ester Assumpção é referência em inclusão social

Jovens com deficiência atendidos pelo Instituto Ester Assumpção

Fundada em 1987 pela educadora Ester Assumpção, a organização, que inicialmente levava o nome de SEAPE (Sociedade Ester Assumpção de Pesquisa e Assistência ao Excepcional), vem realizando, ao longo desses 30 anos, diversas ações que contribuem com a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde a diversidade seja aceita e respeitada na sua integralidade.

Atualmente, a equipe do Instituto Ester Assumpção desenvolve um serviço de assessoria especializada no desenvolvimento de soluções inclusivas para empresas e escolas que desejam construir um ambiente organizacional que seja favorável à inclusão de pessoas com deficiência. Utilizando ferramentas de gestão, compartilhamos o nosso conhecimento com as organizações para que tenhamos resultados eficazes nos processos de inclusão.

O Instituto Ester Assumpção é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e seus trabalhos seguem três frentes: atendimento às pessoas com deficiência; atendimento às empresas e atendimento às escolas. Na primeira, as ações são voltadas para a qualificação e o encaminhamento de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, bem como fazer um acompanhamento durante sua vida profissional e escolar.

Na segunda frente, o Instituto promove, junto às empresas, ações que proporcionam a construção de um ambiente favorável à contratação e retenção de trabalhadores com deficiência e/ou reabilitados pelo INSS. Neste trabalho, uma equipe qualificada de profissionais verifica os principais problemas no ambiente da empresa relacionados a esse aspecto e indica soluções para tornar possível a inclusão.

Já o trabalho junto às escolas consiste na elaboração de metodologias e técnicas que estimulem o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos com deficiência, da educação infantil ao ensino superior, buscando aproximação e coerência com as diretrizes atuais da Política Nacional de Educação Especial. Entre as ações realizadas, destacamos os cursos para professores e gestores com temas relativos à educação especial inclusiva e os estudos de casos, que levam discussões e orientações para situações vivenciadas pela escola.

Oswaldo Barbosa, Superintendente do Instituto Ester Assumpção

Crianças atendidas pelo Instituto Ester Assumpção em excursão ao Museu da PUC Minas

Funcionária com deficiência mostra sua autonomia e reforça o direito de trabalhar. Foto divulgação/Instituto Ester Assumpção 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Carolina Fernandes

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×