Domingo, 17 de novembro de 2019

Home / NOTÍCIAS  / Menos brasileiros precisam de mais descanso

Menos brasileiros precisam de mais descanso

Pesquisa da Expedia mostra que o sentimento de privação de férias caiu de 60% para 50% em 2017

Expedia.com.br, braço local de uma das maiores agências de viagens online do mundo, divulga hoje um estudo global conduzido pela consultoriaNorthstar* sobre hábitos de férias de diferentes nacionalidades. Os resultados mostram que na contramão dos demais países, o sentimento de privação de férias no Brasil caiu em 2017 em relação ao ano anterior, foi de 60% para 50%. Já analisando a média global, houve um crescimento de 5%, passando de 50% em 2016 para 55% em 2017.

O estudo também aponta que quando não tiram férias, 40% disse estar economizando para uma grande viagem, 25% não pode arcar com os custos e outros 25% conta que não consegue se ausentar do escritório. Outro dado da pesquisa mostra que, entre os trabalhadores que não utilizam todos os dias de férias, a maior razão seria a possibilidade de vender os dias não usufruídos (30%), seguida de guardar o saldo para algum outro acontecimento futuro (25%).

A pesquisa ainda revela que metade dos brasileiros (55%) já cancelaram viagens por conta do trabalho, e, entre os que viajam, quase 35% não consegue se desconectar da vida corporativa e acessam o email e mensagens pelo menos uma vez por dia. Já quando viajam a trabalho, 65% dos entrevistados contam que tentam somar dias de folgas à viagem para conhecer mais o destino. Esta é uma forte tendência no mundo corporativo conhecida mundialmente como viagem de “bleisure” – uma união dos termos Business (trabalho) ou Leisure (lazer).

 

Sonhando acordado no trabalho

Parece que produtividade e a privação de férias andam lado a lado. Segundo a pesquisa da Expedia, uma grande porcentagem dos funcionários sonham durante o dia, ou até mesmo planejam suas férias, da mesa de trabalho.

  • Cerca de 75% dos brasileiros sonham acordado com as férias durante o expediente, e quase 80% planejam suas viagens diretamente do escritório.
  • 2 horas por semana: é o tempo que metade dos trabalhadores brasileiros (55%) perde no trabalho sonhando ou planejando as férias.
  • Os brasileiros são líderes na América Latina em sonhar com as férias durante o expediente.

Tirar férias é exatamente o que o médico recomendou

Trabalhadores estão se esforçando muito para manter o equilíbrio entre a vida corporativa e a pessoal. “Independentemente do seu trabalho, aproveitar as férias é vital. Sabemos que tirar uns dias para descobrir lugares novos, passar tempo com a família e amigos é uma maneira ótima para recarregar as energias”, fala Otavio Calixto, Diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios para a América Latina.

  • Quando os brasileiros voltam das férias, a maioria (95%) se sente menos estressada, mais produtiva (90%) e mais paciente (55%).
  • Se pudessem abrir mão de algo por um dia extra de férias, 55% dos brasileiros pararia de tomar bebida alcoólica, 50% deixaria de ver TV e 50% abriria mão das redes sociais.

Tecnologia – uma aliada durante as férias

Nos dias atuais, é difícil se desconectar mesmo durante as férias. Mas, este hábito pode ser benéfico quando a tecnologia é utilizada a favor dos viajantes e tudo indica que muitos brasileiros estão seguindo este caminho.

  • 70% dos entrevistados contaram que usam a teconologia para pesquisar sobre o destino, compartilhar fotos com familiares e amigos, e conferir as redes sociais.
  • Metade dos brasileiros (50%) utiliza para reservar atividades ou hotéis durante a viagem.
  • E um pouco menos da metade dos entrevistados (45%) tem a tecnologia como aliados para conhecer novas pessoas.

Sobre Expedia.com.br

Expedia.com.br™ é a versão brasileira de um dos maiores sites de viagens do mundo, ajudando mensalmente milhões de viajantes a planejar e reservar suas viagens com facilidade. A Expedia.com.br visa fornecer a tecnologia mais recente e a mais ampla seleção de destinos de férias, passagens aéreas acessíveis, ofertas de hotéis, aluguel de carros, além de atividades e atrações nas cidades e aplicativos de viagem. A empresa oferece suporte telefônico gratuito sete dias por semana no número 0800-761-0770.

© 2017 Expedia, Inc. Todos os direitos reservados. A Expedia e o logo de avião são marcas registradas da Expedia Inc. Todos os demais logos são de propriedade de seus respectivos donos.

* Este estudo foi conduzido pela Northstar Research Partners, a pedido da Expedia. A pesquisa foi realizada entre 4 e 15 de setembro de 2017 pela América do Norte, Europa, América do Sul e Ásia-Pacífico utilizando grupos em painéis. Ao todo, 15.081 pessoas responderam ao questionário em 30 países.

 

Fonte: PR Specialist LATAM

Foto: Divulgação

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×