Sexta Feira, 18 de outubro de 2019

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Consulado Geral da Índia organiza roadshow em São Paulo

Consulado Geral da Índia organiza roadshow em São Paulo

Uma das tendências mundiais de consumo que mais cresce, os chás da Índia têm despertado o interesse de empresários brasileiros do segmento. Roadshow organizado pelo Consulado Geral da Índia em São Paulo permitirá degustação e conhecimento de algumas variedades da bebida.

Acreditando na tendência de consumo dentro do mercado brasileiro, o chá é um produto que fez a Índia investir mais no Brasil. O crescimento por aqui é perceptível, tanto que até pouco tempo, a maior ingestão da bebida era feita pela compra de sachês em supermercados e lojas. Atualmente, casas de chás e outros estabelecimentos investem na sua versatilidade.

Estrategicamente mirando esse segmento, o Consulado Geral da Índia em São Paulo e o Tea Board of India, entidade ligada ao Ministério do Comércio e Indústria indiano, organizarão, na capital paulista, o evento Indian Tea – “A Cup for Every Mood” em 22 de fevereiro de 2018, com o intuito de apresentar detalhes sobre oportunidades do mercado de chás. Durante o encontro serão apresentadas informações sobre o plantio, cultivo e a produção dos principais chás: Darjeeling, Assam, Nilgiri, Kangra, Munnar, Dooars-Terai e Masala Tea. Alguns deles serão servidos para fins de degustação.

A iniciativa conta com o apoio institucional da Câmara de Comércio Brasil Índia e a co-organização da AdvantageBRICS Consultoria. Aproximadamente 50 convidados entre compradores, importadores, proprietários de casas de chá e formadores de opinião são esperados para participar do roadshow a ser realizado no Tulsi Indian Cuisine, no bairro do Brooklin, para conhecerem as novidades e oportunidades comerciais.

Oportunidade

Uma pesquisa da Associação Paulista de Supermercados afirma que, no universo de bebidas, a tendência é a busca por uma vida mais saudável no consumo de líquidos e, por isso, os brasileiros declararam que estão consumindo mais chá, chá gelado e bebidas energéticas. Entre os principais consumidores de chá no mundo estão: Turquia, Irã, Marrocos, Uzbequistão e Nova Zelândia. O Reino Unido, conhecido por ser um dos maiores apreciadores da bebida, aparece em 13º no ranking. E o Brasil na posição 77.

Mesmo com uma posição distante, o mercado nacional ainda é considerado um dos mais importantes para exportação do chá preto indiano, segundo dados do Tea Board of India. As importações brasileiras de chá indiano dobraram entre 2015 e 2016, período em que a produção de chá na Índia cresceu 2,5%.

Características do Chá Indiano

Entrando no tema sobre as especificidades da bebida, altitude e umidade são as duas variáveis que determinam o crescimento da planta. Cresce a partir de uma altitude de poucos metros acima do nível do mar até algumas mais frias de aproximadamente até 2000 metros. A qualidade do chá aumenta com a altitude mais elevada. Os chás pretos indianos mais famosos são produzidos em três áreas principais: Darjeeling, no Norte; Assam, no Nordeste; e Nilgiri, no Sul. Cada sabor tem sua própria história e característica.

A grande diversidade de folhas, flores e raízes usadas para fazer diferentes tipos de chá tem chamado cada vez mais atenção pela riqueza de nutrientes que podem influenciar. Digestivos, energizantes, detox, isotônicos, emagrecedores, antioxidantes, entre outros compõem a extensa e variada lista de chás indianos consumidos no país e  exportados ao exterior.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×