Segunda Feira, 16 de dezembro de 2019

Home / NOTÍCIAS  / Robôs invadem o sul de Minas na terceira maior competição do Brasil

Robôs invadem o sul de Minas na terceira maior competição do Brasil

Mais de 300 alunos e 120 robôs participam da Inatel Robotics National Cup - IRONCup 2018, que será realizada de 2 a 4 de março, no Inatel.

Mais de 120 robôs vão entrar na arena de competição do terceiro maior evento de robótica do Brasil, a Inatel Robotics National Cup – IRONCup 2018, que será realizada de 2 a 4 de março, no Inatel, faculdade em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais. Mas, claro, os robôs só existem porque no comando deles estão cerca de 300 estudantes, vindos de várias regiões do Brasil, e que aplicam na prática os conceitos aprendidos em sala de aula e que, em breve, também vão utilizar no mercado de trabalho. “Nas competições de robótica vemos a inteligência artificial, a realidade aumentada, aplicadas na prática. Os alunos utilizam conceitos e plataformas aplicadas na indústria”, afirma o professor Wanderson Saldanha.

Participam do evento no sul de Minas estudantes vindos de instituições de ensino superior de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Bahia. Há ainda uma categoria para o Ensino Médio, com alunos de Minas Gerais e Bahia. “Nós vamos juntar diferentes categorias em um mesmo evento. Isso é inédito no segmento”, afirma o coordenador dos cursos de automação do Inatel, Alexandre Baratella Lugui.

Quem acompanha as competições não imagina toda a tecnologia, raciocínios e conceitos aplicados e acaba contagiado pelo clima de torcida. A competição tem várias categorias, divididas entre futebol, sumô (guerra de robôs) e seguidor de linha, na qual o robô tem que fazer um trajeto pré-programado no menor tempo possível. As disputas são acirradas e cada gol ou “golpe” são muito comemorados.

A competição conta com o apoio da RoboCore, uma empresa pioneira no desenvolvimento da robótica e curadora das mais importantes competições nacionais. “O Inatel tem se consolidado cada vez mais, no Brasil e no exterior, como um celeiro de grandes talentos. É de suma importância para nós levar um dos maiores eventos de robótica do Brasil para a região do sul de Minas. Essa nossa sociedade só se tornou realidade graças ao empenho dos educadores, que se prontificaram a atender às necessidades da RoboCore para fomentar está parceria. Com o grande know how que a RoboCore possui, junto ao maior instituto educacional do sul de Minas Gerais, a IronCup 2018 será o maior evento de robótica que a região já viu, com diferentes categorias, muitos estudantes, desenvolvendo os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, comentou Paulo Lenz, CEO da RoboCore.

Durante o evento também será realizado um Festival de Food Truck, das 12h às 22h.

Robotbulls
A Robotbulls – equipe de robótica do Inatel – foi criada em 2013 e hoje conta com mais de 20 estudantes. É campeã latino-americana na categoria Futebol VSS, Very Small Size Soccer, além de vice-campeã no Futebol 2D da Larc, segundo lugar na categoria Mini Sumô e o terceiro lugar no Seguidor de Linha, do Winter Challenge, competições importantes no cenário nacional.

IWCA
A IRONCup 2018 integra a programação da 6ª edição da Inatel Week of Control and Automation – IWCA, semana dos cursos de Automação do Inatel. O evento conta com palestras sobre o mercado de Automação, minicursos e uma feira com a participação de empresas multinacionais e demonstrações de tecnologias.

 

 

Fonte: Dino

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×