Quarta Feira, 16 de outubro de 2019

Home / NOTÍCIAS  / Cresce o número de pessoas que viajam para fotografar pelo Brasil

Cresce o número de pessoas que viajam para fotografar pelo Brasil

Levantamento de especialista mostra que 90% dos viajantes são mulheres.

Com o advento da tecnologia, fazer fotos se tornou algo ao alcance de todos. Basta ter um celular com câmera para registrar o cotidiano, uma festa ou mesmo aquela paisagem linda durante uma viagem. Mas ao mesmo tempo em que se faz muitos registros com imagens, há também um grupo que viu a fotografia se tornar uma arte mais acessível. Há muitas pessoas que, mesmo não trabalhando profissionalmente com o ofício, investe em bons equipamentos e faz as malas para registrar o cotidiano em algum canto do país ou do mundo.

Segundo levantamento feito pela fotógrafa Stela Martins, que organiza expedições fotográficas há 15 anos, está cada vez mais comum ter pessoas que não são profissionais viajando pelo Brasil e pelo mundo para registrar paisagens incríveis. “Desde 2002, organizo viagens para levar os amantes da fotografia para vários cantos do país. Primeiro com o fotógrafo Walter firmo, de quem fui assistente durante muitos anos e desde 2014 criando meus próprios roteiros. São pessoas de todas as idades, que querem aproveitar as férias ou reservam alguns dias no ano para essa imersão na fotografia. Nesses anos, cerca de 90% dos viajantes eram mulheres, com mais de 40 anos, das mais diversas profissões”, disse a fotógrafa.

Todo início de ano as pessoas fazem planos para colocar em prática seus projetos. Algumas pessoas querem começar o ano com uma câmera fotográfica na mão. Por isso, é crescente o número de sites com dicas de locais para fotografar em cada capital brasileira, em outros há dicas de equipamentos ou mesmo como fazer uma boa foto de paisagem, criança, comida e até festas. Há muitos cursos para quem está começando a se interessar pela arte. Inúmeros concursos premiam quem faz um bom registro, ainda que seja amador(a).

O uso das fotos também explodiu nas redes sociais. O Instagram divulgou no final de novembro a Retrospectiva 2017, com as publicações mais populares da rede social no ano, com 13 rankings elaborados que incluem as fotos e vídeos mais populares na rede. A cantora Beyoncé encabeça a lista, seguida pelo jogador de futebol Cristiano Ronaldo e a cantora Selena Gomez.

Para quem pretende colocar a câmera na mala e partir para fotografar em outros locais, a fotógrafa Stela Martins está divulgando o calendário com a programação das expedições para 2018. A agenda começou com a viagem do feriado da Semana Santa “Ouro de Minas” (em março), Cavalhadas de Pirenópolis (em maio), Vale do Jequitinhonha (em julho), Jalapão (em agosto), Noruega (em outubro), Pará (em outubro).

Para quem quer estudar fotografia, estão abertas as inscrições para o Curso Básico de Fotografia para início em 5 de março, no Rio de Janeiro. Os interessados podem entrar em contato pelo whatsapp: (21) 99602-7515.

Confira a programação completa em https://www.facebook.com/StelaMartinsFotografia/.

 

Perfil

A fotógrafa Stela Martins é carioca, uma das fundadoras do grupo Fotógrafas Brasileiras, ministra cursos de fotografia e promove expedições fotográficas no Brasil e para o exterior desde 2002. É uma das poucas mulheres a organizar viagens para registrar as belezas e diversidade no país.Como resultado das expedições fotográficas, anualmente promove a projeção fotográfica “Por onde andei”, em que reúne os principais projetos de alunos que viajaram para estudar o ofício.

 

SERVIÇO

Stela Martins Fotografia

https://www.facebook.com/StelaMartinsFotografia/

e-mail: stela@stelamartins.com.br

Telefone e whatsapp: (21) 99602-7515

 

 

Fonte: Gisele Amaral

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×