Domingo, 18 de novembro de 2018

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / O ARTESANATO E O TURISMO NO BRASIL

O ARTESANATO E O TURISMO NO BRASIL

Conhecer o artesanato e suas expressões artísticas proporciona ao turista, além de conhecer diversas regiões do Brasil, a oportunidade de apreciar diferentes culturas e suas diversas formas de manifestação.

E, para facilitar essa viagem à maior vitrine que chega para inventariar saberes tradicionais que correm o risco de serem esquecidos em vilas de rendeiras, comunidades ribeirinhas, terras quilombolas, entre outros grupos que trabalham com uma diversidade de técnicas artesanais, em todas as regiões do Brasil, a “REDE ARTESOL” LANÇA A ÚNICA PLATAFORMA DIGITAL SOBRE O ARTESANATO BRASILEIRO E SUAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS

Conectando 100 grupos entre associações, mestres e artesões individuais de todas as regiões do País, ao mercado nacional, a REDE ARTESOL lança, no próximo dia 27 de março, a partir das 10h30, no Edifício Ruth Cardoso (Rua Pamplona, 1005 – 4º. andar), a inédita Plataforma Digital sobre o Artesanato de Tradição Cultural Brasileiro. Na ocasião, artesãos, consultores, designers que fazem parte da Rede estarão presentes.

O projeto tem como principal objetivo apoiar a salvaguarda do fazer artesanal de tradição cultural, promover a autonomia dos artesãos brasileiros e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades de artesãos.

Segundo Josiane Masson, coordenadora geral da REDE ARTESOL, “o foco é valorizar e projetar nacionalmente o trabalho artesanal, mostrando o talento e a criatividade dos artesãos, a diversidade de técnicas e matérias-primas presente nessa atividade, além de motivar novas gerações a manter vivo esse patrimônio imaterial. A ferramenta existe para o registro da memória desses conhecimentos e para facilitar a pesquisa e as conexões dos artesãos entre si, com os lojistas, consumidores e outros interessados no tema”.

O novo portal apresenta um mapeamento com uma página para cada grupo/artesão com suas referências culturais e informações sobre as matérias-primas, técnicas utilizadas e produtos desenvolvidos, além de um ambiente em que os interessados poderão contatar diretamente as comunidades. “Vamos contar com uma interface mais dinâmica e capaz de articular artistas populares, mestres, grupos de artesãos, agentes de comercialização, profissionais, ONGs e programas governamentais de apoio”, conta a presidente da Artesol, Sônia Quintella. A ideia é que a Rede estimule novas relações de comércio mais justas e humanizadas entre artesãos, lojistas e até com o público final.

O projeto, que só foi possível com o apoio do Ministério da Cultura e o patrocínio das Casas Pernambucanas e da Cielo, contou com consultores especializados que percorreram todo o Brasil para mapear, in loco, mais de cem grupos de artesãos, catalogando toda a cadeia produtiva do artesanato de tradição brasileira, inclusive capacitando-os e estimulando-os a utilizar as novas tecnologias para valorizar e expor seus trabalhos na Rede.

O portal ainda inclui um blog com reportagens exclusivas sobre o universo da produção artesanal no Brasil, um guia de tipologias e um conteúdo conceitual do artesanato brasileiro na perspectiva do patrimônio cultural imaterial.

Sobre a ArteSol

Há 20 anos a ArteSol é uma organização da sociedade civil que se preocupa em valorizar e preservar o conhecimento artesanal brasileiro. Mapeando  e valorizando as técnicas e tradições que tornam o artesanato brasileiro uma expressão artística única e peculiar.

A ArteSol foi concebida em 1998, com o nome de Artesanato Solidário. Era um programa social no âmbito do Conselho da Comunidade Solidária, presidido pela antropóloga Dra. Ruth Cardoso. As primeiras ações foram voltadas para o desenvolvimento regional com base no saber artesanal das regiões afetadas pela seca, principalmente no Norte de Minas Gerais e no Nordeste brasileiro.

O trabalho, ampliado e consolidado ao longo dos anos, está fundamentalmente voltado para a salvaguarda das técnicas artesanais de tradição brasileira como um patrimônio cultural e sua interface com o mundo contemporâneo; a formação continuada dos artesãos e o apoio à sustentabilidade dos grupos detentores desses saberes.

Sobre a Rede ArteSol

A crença é no artesanato vivo e em rede, estimulando a criatividade e o empoderamento dos artesãos e incentivando mais pessoas a comprar os produtos a partir da cultura da sustentabilidade. O projeto da Rede ArteSol é uma iniciativa para esse fim: uma estratégia que conecta artesãos, comerciantes, instituições e consumidores interessados na promoção do artesanato nacional.

O site www.artesol.org.br/rede disponibiliza informações sobre o artesanato brasileiro, as técnicas utilizadas e os contatos dos artesãos, organizados por técnica, categoria, perfil e região. O objetivo é que essa Rede seja uma vitrine qualificada para apresentar os artesãos e seus saberes, uma ferramenta de pesquisa cultural, contribuindo para a valorização e salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Com a disponibilização dos contatos comerciais desses artistas e produtores, busca promover a aproximação com os consumidores, aumentando as possibilidades de venda e geração de renda.

 

 

Fonte: AMIgo!

Foto: Divulgação/ArteSol

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×