Quarta Feira, 21 de agosto de 2019

Home / NOTÍCIAS  / Descubra as belezas e maravilhas das comemorações da Semana Santa

Descubra as belezas e maravilhas das comemorações da Semana Santa

Roteiro Entre Cenários e Entre Serras se destacam pela diversidade de atividades religiosas

A religiosidade é uma das forças mais poderosas de Minas Gerais e, durante a Quaresma e a Semana Santa, muitas cidades mineiras se tornam destino certo para o turismo religioso por conta das maravilhosas manifestações e comemorações preparadas com muito carinho pelas congregações e paróquias. O feriado mais importante do calendário católico é tratado com muita seriedade e beleza e a programação tem início na Sexta-Feira das Dores, celebrada na sexta anterior à Sexta-Feira da Paixão, seguida pelo Sábado dos Passos e o Domingo de Ramos.

O roteiro “Entre Cenários da História” do Circuito do Ouro engloba as cidades de Ouro Branco, Ouro Preto, Mariana e Congonhas e o “Entre Serras: da Piedade ao Caraça” inclui Caeté, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Catas Altas. Esses são alguns dos destinos mais procurados pelos fieis para comemorar a Semana Santa pela variedade de missas, procissões, encenações e celebrações programadas.

Entre as mais aguardadas estão as procissões de Ramos, do Encontro, do Calvário e da Ressurreição; a Cerimônia do lava-pés; a Cerimônia do Descendimento da Cruz; a Vigília Pascal e as missas festivas em celebração da Páscoa. Todas as celebrações podem ser vivenciadas nos dois roteiros.

A confecção de tapetes ornamentais também encanta os olhos dos visitantes. São usados ciprestes, farinha de trigo, pó de café, palha de arroz, couro, cal e serragem. Há formas geométricas, moldadas com fôrmas de aço, ou mesmo figuras ou ilustrações, como a imagem de Cristo ou de alguma passagem bíblica. Os desenhos podem ser feitos diretamente sobre o chão ou desenhados sobre papel para depois serem cobertos com o material colorido. Outra bela tradição é colocação de colchas bordadas nas sacadas dos casarios coloniais.

Entre Cenários da História

Em Ouro Branco a celebração é marcada pela presença das comunidades rurais, sermões, confissões na casa paroquial e na realização da Santa Missa. Na quinta-feira Santa é realizada uma vigília pascal com a cerimônia do lava-pés e a tradicional transladação do Santíssimo Sacramento. Já em Congonhas, as celebrações da Semana Santa iniciam no Domingo de Ramos e seguem por toda a semana com as liturgias, cerimônia do lava-pés e na Sexta-feira da Paixão a tradicional encenação da paixão e morte de Cristo. Após a encenação os fiéis saem em procissão da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em direção a Matriz de Nossa Senhora da Conceição pelas ladeiras enfeitadas por tapetes feitos de serragem, pinturas e flores.

Em Mariana, uma das tradições mais aguardadas é a Procissão das Almas, que acontece na madrugada da Sexta-Feira da Paixão para o Sábado de Aleluia. As pessoas se vestem inteiramente de branco, escondendo seus rostos sob um capuz, carregando correntes e velas. A celebração da Procissão é uma tradição de aproximadamente 35 anos, sendo fruto de elementos tradicionais e folclóricos que emanam das lendas marianenses. Os belos tapetes coloridos são uma marca registrada de Ouro Preto e atrai visitantes de todo o país para acompanhar sua fabricação e suas celebrações pascais. Outro marco das comemorações é a famosa queima do Judas, realizada no Largo da Capela do Senhor do Bonfim.

Entre Serras: da Piedade ao Caraça

No município de Caeté encontra-se a menor basílica do mundo a igreja da padroeira de Minas Gerais, que integra o complexo arquitetônico do Santuário Nossa da Piedade. Durante toda a Semana Santa está programada uma série de missas e vigílias e vale também destacar a Encomendação das Almas, quando os moradores em procissão rezam pelas almas que se encontram no purgatório com diversas missas, celebrações e vigílias. Um dos momentos mais aguardados nas comemorações em Barão de Cocais é a benção dos fogos, no Sábado de Aleluia, realizada no Santuário de São João Batista. Também conhecida como “Cerimônia da Luz”, os fiéis renovam seus votos e promessas do batismo.

Já em Santa Bárbara o grande destaque das comemorações da Semana Santa é a encenação da paixão e morte de Cristo, conhecida como “Os Passos da Agonia”, realizada pelo Grupo de Teatro Âncora há mais de 40 anos. As apresentações se iniciam na Quinta-Feira Santa, e são realizadas em frente a Igreja Matriz de Santo Antônio, no centro histórico.Na cidade, as missas são em todas as igrejas locais. A Procissão de Ramos é uma das atividades mais importantes para os moradores de Catas Altas, assim como a comemoração da Ressurreição de Jesus Cristo no Domingo de Páscoa. A porta da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é ponto chave das encenações que seguem pela madrugada e as missas e Via Sacra no Santuário do Caraça também merecem ser acompanhadas pelos visitantes.

Serviço:

Site: circuitodoouro.tur.br

Facebook: https://www.facebook.com/circuitodoouro/

Associação do Circuito do Ouro

Rua Tupis, 38 / Sala: 1006. Centro.

Belo Horizonte/ MG – CEP: 30190-901

Tel: 55 31 3287-4242

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×