Sexta Feira, 18 de outubro de 2019

Home / NOTÍCIAS  / Nova iluminação pública de Belo Horizonte

Nova iluminação pública de Belo Horizonte

UNICOBA Energia, por meio da marca LEDSTAR®, é fornecedora de luminárias LED para a modernização da capital mineira e acaba de finalizar as instalações da regional Norte. Tanto lá como na regional de Barreiro os benefícios já são percebidos

Belo Horizonte saiu na frente por ter sido a primeira capital brasileira a estabelecer uma Parceria Público-Privada (PPP), através da empresa BHIP, para a modernização da iluminação pública. Em bairros periféricos, por onde as instalações começaram, já é possível notar a diferença dailuminação pública com a instalação de aproximadamente 31 mil luminárias LEDSTAR®, em menos de três meses, pela UNICOBA Energia.

Segundo Alexandre Dellai, Gerente Executivo de Projetos e Serviços da empresa, “Atualmente, com a substituição das regionais Norte e Barreiro já é possível perceber a diferença na intensidade da luz, que atende às normas técnicas. Nossa experiência em nível Brasil indica que a substituição pode contribuir para o bem-estar da comunidade”, diz o especialista.

O projeto prevê redução de mais de 50% das despesas com iluminação viária, economia significativa para a capital mineira. Afinal, segundo estudo do Banco Mundial, despesa com energia elétrica é o segundo maior item orçamentário de grande parte dos municípios brasileiros, superado apenas pela folha de pagamento. “O investimento em LED é recuperado em até dois anos e também contribui para a significativa redução do custo de manutenção”, enfatiza Peter Cabral, Head do segmento Setor Público e SmartCities da UNICOBA Energia.

A modernização da iluminação da cidade está apenas começando. Durante os próximos meses avançará para as demais regiões de Belo Horizonte. “A solução envolve levantamento técnico, projeto luminotécnico e dimensionamento das luminárias por potência de acordo com a hierarquia (arteriais, coletoras e locais) e classificação (v1 a v5) das vias. São considerados distância entre postes, largura da via e altura da instalação para atendimento da norma”, explica Alexandre Dellai.

Nos últimos cinco anos, projetos de eficiência energética com a utilização de LED se tornaram viáveis economicamente. Informações do governo norte-americano indicam que até 2020 aproximadamente 50% de toda a iluminação no mundo já estará utilizando tecnologia LED.

No Brasil, segundo o Banco Mundial, estima-se que há mais de 18,4 milhões de pontos de iluminação pública. A modernização total desse parque por luminárias com tecnologia LED exigiria investimentos da ordem de R$ 27,8 bilhões, assim as Parcerias Público-Privadas têm sido a maneira mais viável de concretizar os projetos em vários municípios brasileiros.

Sobre o Grupo UNICOBA

Foi fundado em 1973 e está presente em mais de 60% da iluminação pública LED do Brasil e em mais de 85% das maiores empresas do país e com a marca LEDSTAR®.

Dos cerca de 600 mil pontos de iluminação pública existentes em São Paulo, 82 mil são LED, sendo 85% fornecidos pela UNICOBA Energia através da marca LEDSTAR®. Entre os grandes projetos do setor público e concessões, a empresa assina a iluminação dos túneis do Rodoanel, no trecho oeste entre as Rodovias dos Bandeirantes e Castello Branco, a qual foi a primeira instalação pública em LED da América Latina. Realizou, também, a iluminação do Pavilhão do Anhembi, da Avenida 23 de Maio, da Marginal Pinheiros, da Avenida dos Bandeirantes e da Ponte Estaiada (Ponte Octávio Frias de Oliveira). Em Manaus, é a principal responsável pela nova iluminação LED do município. A empresa também está presente na iluminação pública de cidades como Santos/SP, Mauá/SP, Brasília, Aracaju, Florianópolis, Aracaju, Caraguatatuba/SP, Recife, São José do Campos, entre outras.

O Grupo UICOBA atua nas áreas de Eficiência Energética em Iluminação LED, atendendo a clientes do setor público, concessões e empresas privadas como Ambev, Klabin, Amil, Gerdau, Embraer entre outros, de Baterias Portáteis, fornecendo para marcas de celulares e laptops como Asus, LG, Motorola e Alcatel entre outros e de Soluções de Armazenamento de Energia com a marca UNIPOWER®.

Possui mais de mil colaboradores diretos, sede em São Paulo, fábricas em Extrema (MG) e Manaus (AM), além de escritórios em Shenzhen (China) e Seul (Coreia do Sul).

Renata Dias

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×