Domingo, 20 de outubro de 2019

Home / NOTÍCIAS  / recorde mundial de cavalgadas

recorde mundial de cavalgadas

A comissão do Livro dos recordes (Guinness Book) chegará ao Brasil em 7 abril de 2018, em Caxambu, para registrar a Maior Cavalgada Mundial de uma única raça

Minas Gerais, assim como o Mangalarga Marchador, a maior da raça de cavalos da América Latina, estarão mais uma vez saindo na vanguarda. Dia 7 de abril, exemplares do Brasil inteiro estarão presentes em Caxambu, cidade do Circuito Turístico das Águas, em busca de mais um marco histórico.

 

O contrato com o livro dos recordes foi assinado em dezembro de 2017, oficializando o evento que conta com idealização da Agro Maripá, do criador Marcelo Baptista de Oliveira, e realização da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).

 

A Cavalgada partirá do Parque de Exposições José Braulio Junqueira de Andrade, em Caxambu (MG). Ao todo são 14 quilômetros de percurso, sendo os três primeiros decisivos para a entrada no Livro dos Recordes, Guinness Book.

 

“O Mangalarga Marchador é uma raça de cavalos tipicamente brasileira, com muitas qualidades. Entre elas, o conforto, comodidade e resistência para as cavalgadas. Para nós será uma honra promover um evento desta grandeza e magnitude, podendo mostrar nossos cavalos para o mundo”, diz Marcelo Baptista de Oliveira, revelando que o evento será um marco histórico para a raça.

Além da ABCCMM, o evento conta com o apoio dos 60 núcleos regionais da Associação. Para participar, os animais devem obrigatoriamente ter o registro definitivo da ABCCMM comprovando sua origem e atributos necessários para classificação como exemplar da raça. Os animais passarão por uma inspeção para validação dos chips.

 

A ABCCMM e a Agro Maripá contam com apoio de todos os criadores e usuários  para este grande evento da equinocultura nacional. De acordo com o presidente da ABCCMM, Daniel Borja a expectativa para o evento não poderia estar melhor. “Recebo constantemente apoio dos presidentes de Núcleos, criadores e fãs da raça. Agradeço o carinho recebido e conto com a presença de todos os amigos neste evento. Esta é uma opor”, comentou.

 

Sobre a raça

 

A raça é brasileira, proveniente do sul do Estado de Minas Gerais, fruto do cruzamento de cavalos Álter, de origem portuguesa, com éguas selecionadas para sela.

O Mangalarga Marchador teve expressiva influência na história brasileira ao participar de todos os seus ciclos econômicos, seja como meio de transporte ou tração, moeda de troca, mercadoria, chegando hoje a patrimônio cultural e esportivo nacionais.

Docilidade, comodidade, beleza e rusticidade são características que ganharam a simpatia da maioria dos criadores de cavalos no Brasil, e contribuíram para a formação da maior raça da América Latina, com um plantel de mais de 600 mil animais inscritos, sendo 15 mil associados da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).

 

Importância de MG na criação da raça

Criação no Brasil (Cinco primeiros estados)

 

Minas Gerais lidera na criação, correspondendo a mais da metade do plantel da raça.

 

Veja abaixo a ordem:

Minas Gerais – 241.656

Rio de Janeiro – 90.834

São Paulo – 64.836

Bahia – 61.841

Espírito Santo – 27.430

 

Dados interessantes

 

A indústria do cavalo cresceu consideravelmente nos últimos anos. Em 2006 eram R$7,5 bilhões de faturamento bruto anual e em 2016 foi atingido R$16,15 bilhões – Dados do Estudo do Complexo do Agronegócio do Cavalo, do (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento).

 

A indústria do cavalo emprega mais que a indústria automobilística. A atividade gera 610 mil empregos diretos e 2.430 mil empregos indiretos, sendo responsável, assim, por três milhões de postos de trabalho. A raça Mangalarga Marchador lidera o plantel de equinos do Brasil.

 

Animais no exterior – cerca de 30 mil

A raça é utilizada em copas de marcha e exposições. Nas modalidades do esporte: enduro, Três Tambores, Cinco Tambores, Seis Balizas, Maneabilidade, Salto, Team Penning, Apartação de Curral e Equitação de Trabalho. Também é usado em provas específicas da raça como a Cavalgada Planilhada e nas provas do Marchador Ideal.

EQUINOCULTURA MINEIRA – pesquisa professora Adalgiza Souza

 

Criação de cavalo em MG

Empregos: 86 mil

 

Para mais informações acesse o calendário de eventos da Setur: http://www.turismo.mg.gov.br/images/stories/calendario-eventos-turisticos-2018-12mar.pdf

 

INFORMAÇÕES: Assessoria de Imprensa ABCCMM

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×