Sábado, 24 de agosto de 2019

Home / NOTÍCIAS  / ArcelorMittal

ArcelorMittal

 

A ArcelorMittal abriu o Solar da Fazenda, em João Monlevade, para a visitação dos  moradores a partir desse mês de abril. A iniciativa faz parte das comemorações do bicentenário da chegada de Jean Antoine Félix Dissandes de Monlevade (1791-1872) ao Brasil. Ele, que foi um dos pioneiros da siderurgia no País, desembarcou nas terras do antigo arraial de São Miguel de Piracicaba (hoje município de Rio Piracicaba) e deu início, por volta de 1818, à construção de sua residência: o Solar da Fazenda Monlevade.

 

Majestosa, confortável e imponente, a construção do século XIX passou a dominar a paisagem à margem do rio Piracicaba. Com varanda nas quatro faces, tanto no nível inferior quanto no superior, o Solar é uma construção marcada também pela segurança de sua estrutura. Em seu interior, há uma bem ornamentada capela, onde, periodicamente, celebravam-se missas e outras atividades religiosas.

 

No conjunto arquitetônico e paisagístico da fazenda, destacam-se também o Museu Monlevade do Ferro e do Aço e o Monumento aos Pioneiros, uma homenagem àqueles que ajudaram a implantar a primeira siderúrgica integrada da América Latina.  Hoje, o espaço pertence e é preservado pela ArcelorMittal Brasil, local onde mantém parte de seu acervo histórico.

 

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×