Quarta Feira, 14 de novembro de 2018

Home / NOTÍCIAS  / Cultura 3em1 em Montevidéu

Cultura 3em1 em Montevidéu

Extraordinária obra acontece no teatro mais importante da capital uruguaia e conta a vida de uma das transgressoras mais polêmicas do modernismo uruguaio levantando embates entre valor e moral

Montevidéu / São Paulo – abril de 2018 – Se estiver em Montevidéu após o dia 10 de maio, a pedida é assistir a obra de teatro “Ella sobre Ella”, que estreia na Sala Zavala Muniza, no Teatro Solís – o mais famoso do país. Além de chamar muita atenção por acontecer num ponto turístico conhecidíssimo, a obra aborda a vida de uma mulher transgressora para sua época, Carlota Ferreira, que foi retratada e amante do famoso pintor uruguaio Juan Manuel Blanes.

Essa dica é um verdadeiro 3 em 1 de conhecimento e cultura uruguaios. Conferir por dentro a grandiosa beleza do teatro Solís. Um dos mais importantes da América do Sul, que recebe obras e espetáculos de renome internacional desde de sua inauguração em 25 de agosto de 1856, com ópera “Ernani” do compositor italiano Giuseppe Verdi.

Aprender sobre um dos pintores mais importantes do país, que dedicou sua vida à arte, pintando momentos históricos do país. Conhecido “como pintor da pátria”, Juan Manuel Blanes, nasceu em 8 de junho de 1830, teve três filhos, casou-se duas vezes e foi amante de Carlota, personagem central da obra em exibição na capital uruguaia.

Além de conhecer a história de uma mulher transgressora, que em sua época, enfrentava sociedade e realmente exercia o livre arbítrio, vista na época como pecadora hoje heroína, por sua coragem e amor próprio. Porque dialogar com o passado é a melhor maneira de conhecer o presente e nos localizar em um contexto social, cultural e político.

A peça será exibida em oito seções entre o dia 10 e 20 de maio e traz ao público a reflexão sobre valores versus moral, as dificuldades em ser livre diante de uma sociedade cheia de preconceitos e as morais impostas.

A obra quer conscientizar os visitantes da importância em debater o tema, ainda polêmico, como parte do respeito ao livre arbítrio de cada um. A capital uruguaia dá um banho de cultura, civilidade e debate. Além disso, o turista pode visitar o Museu de Belas Artes Juan Manuel Blanes e embarcar um pouco mais na vida e obra do pintor.

Há anos o Uruguai vem trabalhando duro pela igualdade de gênero. Nesse sentido, o país desenvolve várias políticas que abordam essa questão e buscam equalizar os direitos e oportunidades para mulheres e homens, é um compromisso do Estado, assumido em todos os níveis de governo. Portanto, a obra é um assunto mais que interessante para quem estiver por lá.

 

Teatro Solís: Obra: Ella sobre Ella

Preço: R$ 43 (aproximadamente em reais – valor em peso uruguaio $350)

http://www.teatrosolis.org.uy/index_1.html

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×