Quarta Feira, 22 de maio de 2019

Home / NOTÍCIAS  / Festival da Palavra de Itaguara

Festival da Palavra de Itaguara

Ao invés de um duelo, a singela e aconchegante cidade mineira de Itaguara será palco de um verdadeiro dueto de gigantes, na noite deste sábado. No dia 5 de maio, a erudição e sabedoria do professor Pasquale Cipro Neto encontra a arte e a poesia do cantor e compositor Celso Adolfo, a partir das 19h, no Conquistano Futebol Clube.

O evento “Nossa Palavra & Nossa Música” é gratuito e integra os destaques da programação deste último final de semana do I Primeiro Festival da Palavra, que acontece desde o dia 20/04 no município de Itaguara (MG), que fica a 95 Km de Belo Horizonte. O título dessa atração já dá uma ideia da riqueza cultural deste encontro. A partir de palavras selecionadas, o professor, que é também patrono do Festival, irá comentar sobre sua origem, evolução, utilização e maneirismos, enquanto o músico deverá encantar a plateia com canções baseadas naquela palavra, exaltando a beleza de nossa língua e a diversidade que caracteriza o nosso vocabulário.

O Festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Itaguara e da Partners Comunicação Integrada. Toda a programação é gratuita.

O EVENTO
O I Primeiro Festival da Palavra de Itaguara acontece entre os dias 20 de abril e 6 de maio e traz diversas atrações e atividades culturais voltadas para os estudantes das escolas municipais e para a população em geral. Um exemplo é o jogo “Caça Palavras”, no qual moradores e estudantes recebem formulários onde podem registrar suas palavras favoritas e descrever um sentimento ligado a cada uma delas.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Itaguara e pela Partners Comunicação Integrada, toda a programação do Festival é gratuita e conta com as presenças do professor Pasquale Cipro Neto, convidado de honra e patrono do evento, além do cantor e compositor Celso Adolfo.

A ITAGUARA DE GUIMARÃES ROSA – O município Itaguara, localizado a 95 quilômetros de Belo Horizonte, tem uma forte relação com as palavras e com a literatura nacional. “Mas, meu Deus, como isto é bonito! Que lugar bonito para gente deitar no chão e se acabar!…” Com essa frase o célebre escritor João Guimarães Rosa definiu Itaguara, lugar que ele escolheu para morar de 1930 a 1932, logo após formar-se em Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais. A vocação para médico, no entanto, não foi mais forte do que o amor pelas palavras, pela literatura, e ele acabou tomado pela paixão da escrita.

Itaguara também é berço de outros escritores como Vilma Guimaraes Rosa e a poetisa Neusa Sorrenti, autora de mais de 20 títulos de literatura infantil e juvenil, entre eles o premiado “O encantador de pirilampos”.

ENSINO DE QUALIDADE – O município também se destaca pela qualidade na prestação de serviços de educação.  Pesquisa do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), divulgado em 2016, mostra que Itaguara figura entre as 200 melhores cidades do país em qualidade de ensino, estando à frente de tradicionais municípios brasileiros como Franca (SP) e Jaguariúna (SP), por exemplo. Importante lembrar que o Brasil possui mais de 5.500 municípios e Itaguara está entre os 5% melhores em educação.

SERVIÇO
Festival da Palavra de Itaguara
Entre os dias 20 de abril e 6 de maio

PROGRAMAÇÃO

Sábado, 05/05 às 19h
Nossa Palavra & Nossa Música – com Pasquale Cipro Neto e Celso Adolfo
Local: Conquistano Futebol Clube – Rua Pedro Rosa das Chagas, 132 – Centro – Itaguara (MG)

Domingo, 06/05 às 08h
Jogo Caça Palavras

Local: SAAE Itaguara – Rua Dona Dinha, 110 – Centro – Itaguara (MG)

   

Prof. Paquale Cipro Neto – Crédito: Luciano Piva

 

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×