Sexta Feira, 23 de agosto de 2019

Home / NOTÍCIAS  / Cusco apresenta suas Festas 2018

Cusco apresenta suas Festas 2018

Evento marca o lançamento oficial das Festas de Cusco 2018 com objetivo de projetar internacionalmente a imagem de Cusco e impulsionar o turismo e a riqueza cultural que a região possui.

 

ü  O tradicional Inti Raymi, em Cusco, será realizado na noite de 24 de junho, quando são esperados visitantes e turistas de todo o mundo.  

 

 

Encenação realizada na Huaca Pucllana, em Lima. Foto: Andina.

 

Tendo como marco a encenação do “Inti Raymi – Um Novo Amanhecer”, no sítio arqueológico da Huaca Plucllana, em Lima, na noite da última quinta-feira, autoridades do Peru apresentaram as Festas de Cusco 2018, em um lançamento nacional e internacional. A grande encenação foi feita por meio de uma imponente estrutura tecnológica cinematográfica, com representação dos personagens Inka, Colla e a comitiva do Império Inca.

 

O lançamento dos festejos foi realizado a partir de uma aliança estratégica firmada entre a Empresa Municipal de Festejos de Cusco (Emufec S.A.), os ministérios do Comércio Exterior e Turismo (Mincetur) e Cultura, bem como a Municipalidade de Miraflores. O objetivo de projetar internacionalmente a imagem de Cusco é impulsionar o turismo e a riqueza cultural que a região possui.

 

O evento contou com a presença do ministro de Comércio Exterior e Turismo, Roger Valencia Espinosa; o prefeito de Cusco, Carlos Moscoso Perea, vereadores e a diretoria da Emufec S.A., entre outras autoridades.

 

Lançamento em Cusco

 

A apresentação regional das Festas de Cusco 2018 será realizado na próxima quinta-feira, 17 de maio, às 19h, no pátio do Koricancha, em Cusco, cenário onde se realizará a encenação da cerimônia “Tinkuy Pachamama”, ritual que representa o nascimento do Sol e sua relação com a cultura Inca.

 

O Inti Raymi

 

O Inti Raymi é considerado a celebração mais importante do calendário Inca, e antigamente se iniciava no solstício de inverno e se prolongava por nove dias. Segundo conta a tradição, trata-se de uma cerimônia na qual os sacerdotes e os povos faziam homenagens ao Inti, Deus Sol, como agradecimento pelas colheitas realizadas e para pedir que a terra fecundasse bem para as próximas safras. À época, representava para os Incas o Ano Novo, por ser uma festa na qual marcava o fim do ano agrícola anterior e se iniciava um novo ano. Atualmente, a Festa do Sol, como também é conhecida, é realizada em 24 de junho, em Cusco.

 

Declarado pela Prefeitura de Cusco como Patrimônio Cultural da Nação e Ato Oficial e Principal Cerimônia Ritual de Identidade Nacional, o Inti Raymi é celebrado com uma cerimônia, espécie de teatro a céu aberto, no sítio arqueológico Sacsayhuamán (cerca de dois quilômetros de Cusco). Aproximadamente 40 mil pessoas acompanham a celebração, fazendo com que o turismo na região seja intensificado durante todo o mês de junho.

 

 

Informações do Inti Raymi 2018, em Cusco:

https://www.emufec.com/intiraymi2018/

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×